AERONÁUTICA> FAB altera decisão e vai adquirir menos aeronaves C295 do que planejado

Fonte: ID&S com inf de Jane’s//

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai receber apenas dois dos três Airbus C295. As aeronaves de busca e salvamento vão se unir a outras 12 adquiridas no Programa CL-X2. Designado SC-105 Amazonas pela FAB, a aeronave vai ser usada em missões de busca e salvamento pelo esquadrão Pelicano, baseado na Base Aérea de Campo Grande.

.: Leia também: INDÚSTRIA> Boeing TX realiza primeiro voo

Três aviões foram encomendados em 30 de abril de 2014 por 191,2 milhões de euros, disse a FAB ao site Jane’s. Segundo a Airbus, o contrato incluiu a aeronave e um pacote de suporte de serviço de cinco anos. Ainda não está claro por que o FAB vai comprar um avião a menos, mas as limitações orçamentárias podem ter sido um fator.

.: Leia também: AERONÁUTICA> FAB realiza ensaios no solo e em voo da aeronave C-105 SAR

Os Airbus C295 é a aeronave ideal para missões de defesa e civis em benefício da sociedade, tais como ações humanitárias, segurança interna e vigilância ambiental. Graças a sua robustez e confiabilidade, sistemas simples e cabine ideal, este transportador aéreo tático de médio porte proporciona ampla versatilidade e flexibilidade, necessárias para o transporte de pessoal, tropas e cargas volumosas soltas ou sobre paletes, assim como evacuação de feridos, funções de comunicação e logística e despejos aéreos. Seu design flexível, longa autonomia e sistemas modernos o tornaram uma excelente plataforma para cumprir uma ampla gama de papéis de ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento), incluindo sistemas antissubmarino e de superfície, assim como alerta aéreo antecipado e vigilância marítima. O C295 é parte da família Airbus Defence and Space de aeronaves de transporte de leve e médio portes, que também inclui as plataformas menores NC212i e CN235.

imagem-1-sc-105-fab

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply