AERONÁUTICA> FAB analisa compra de mais 50 Gripen, divulga site

Fonte: ID&S//

A Força Aérea Brasileira (FAB) estaria estudando uma compra adicional de 50 caças Gripen NG, além dos 36 já adquiridos no programa F-X2. A notícia divulgada no site Jane’s, tem como fonte o comandante da força, tenente-brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. Os novos caças seriam adquiridos para substituir os F-5 Tiger II e os AMX A-1ª/B, que deverão ser paralisados em até 10 anos.

.: Leia também: FAB> Gripen terá R$ 1,5 bilhão no Orçamento de 2017

Segundo o brigadeiro Rossato, a nova aquisição abrirá oportunidade para competição internacional aberta aos licitantes interessados. O programa do Gripen brasileiro, que prevê transferência de tecnologia, deverá entregar os novos caças da Força entre 2019 e 2024. A Embraer é parceira da Saab no desenvolvimento das aeronaves no Brasil.

.: Leia também: FAB> 8 coisas que você precisa saber sobre o Gripen NG

Ainda segundo o comandante, a FAB também estaria considerando uma aeronave de treinamento avançado. Nenhuma decisão foi tomada, mas estão em curso estudos para a aquisição. Os aviões desenvolvidos para o programa de treinamento da Força Aérea dos EUA pela Boeing/Saab e Northrop Grumman poderiam competir, bem como os aviões Lockheed Martin / KAI T-50 Golden Eagle, M-346 da Leonardo, Textron AirLand Scorpion, BAE Systems Hawk AJT, Irkut Corporation Yak-130, AERO Vodochody Aerospace L-159, e outros. Além de treinamento, uma aeronave desse tipo também poderia funcionar em um papel de apoio aéreo aproximado.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply