AERONÁUTICA pretende aumentar número de alunos e professores do ITA

Fonte: ID&S//

A Aeronáutica pretende dobrar o número de alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP), disse o Comandante da Força, Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato. “O objetivo é dobrar o número de alunos nos cursos de graduação e aumentar em 50% as vagas de Mestrado e de Doutorado”, disse em entrevista ao ID&S. No vestibular deste ano, o ITA abriu 110 vagas para seis cursos de graduação: engenharia mecânica-aeronáutica, eletrônica, computação, aeroespacial, civil-aeronáutica e aeronáutica. O ITA, que conta com cerca de 600 alunos de graduação, pretende aumentar para cerca de 240 o número de vagas no vestibular após a expansão.

.: Leia também: ITA abre centro de pesquisa no Parque Tecnológico de São José dos Campos

O Brig. Rossato não detalhou o cronograma para a implementação das mudanças, mas afirmou já está “previsto o lançamento de um edital para a contratação de novos professores”. “O ITA assinou ainda um acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação, para trazer, por meio de bolsas, professores Seniores e Especiais”, explicou. O instituto, que teve a ampliação anunciada em 2014, já passa por obras no prédio de Ciências Fundamentais para construção de salas mais modernas e espaçosas. “Na parte física, o ITA deve receber novas moradias e alojamentos para graduandos e pós-graduandos, além de outras infraestruturas”, completou.

A FAB tem uma importante contribuição na história das inovações tecnológicas brasileiras. A partir do ITA, formou-se a Embraer e uma exitosa cadeia de produção aeronáutica. Empresas como Avibras e Atech foram criadas por ex-alunos do ITA. Além disso, o instituto possui uma incubadora que já abrigou mais de 20 empresas do setor. Segundo estimativa do ITA, mais de 150 empresas foram formadas a partir do instituto. O ITA possui ainda um mestrado executivo em parceria com a Embraer que forma profissionais de desenvolvimento tecnológico da empresa. Já foram formados mais de 1.200 profissionais a partir deste programa.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply