AGENTES DO DETRAN vão usar armas de choque em fiscalização

Fonte: G1 e IG//

O Detran autorizou de modo definitivo o uso de tasers por agentes do Distrito Federal, em portaria publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (17). O equipamento estava em “fase de avaliação” desde maio de 2016. De acordo com o diretor-geral do órgão, Silvain Fonseca, os agentes não precisaram de fato recorrer ao aparelho em fiscalizações – apenas em testes. “O que a gente percebeu é que não houve mais casos de ameaça ou desacato. E também temos uma fiscalização muito rígida em cima dos agentes”, declarou em entrevista ao G1.

.: Leia também: Veja 9 armas não letais produzidas no Brasil

As 260 armas do Detran foram compradas em 2011 e importadas dos Estados Unidos. No entanto, só passaram a serem usadas em 2016. Segundo o Tribunal de Contas, a compra custou R$ 500 mil e o treinamento dos agentes, outros R$ 99 mil. Tasers também são usadas pelo Batalhão de Choque e pelo Bope, da Polícia Militar. O equipamento também é utilizado por policiais rodoviários federais.

ARMA DE CHOQUE
CONDOR1A taser dispara dardos que emitem ondas eletromagnéticas por até cinco segundos. O alcance é de até dez metros. Ao atingir uma pessoa, os dardos interrompem os sinais que o cérebro emite para o corpo, levando à contração de músculos e impossibilitando a reação. No Brasil, a Condor Tecnologias Não Letais fabrica armas de choque Spark, em Nova Iguaçu. A Spark emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Dispõe de comandos de acionamento ambidestro e sistema de ejeção automática do cartucho.

.: Leia também: Agentes penitenciários fazem treinamento de armamentos não letais

A Condor alega que o seu “dispositivo elétrico incapacitante” é mais seguro que os outros quatro concorrentes mundiais – a “Taser”, pioneira, mais uma americana, uma chinesa e outra russa – porque usa 40% menos energia, interrompe o choque após cinco segundos do disparo, tem trava e memória dos últimos mil disparos. 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply