ALCÂNTARA retoma testes com foguetes de pequeno porte no Maranhão

Fonte: Com inf. de G1//

O Centro de Lançamentos de Alcântara (CLA) retoma as atividades num momento em que o governo brasileiro apressa as negociações com Estados Unidos, França, Rússia e Israel para uso internacional da base em Alcântara. Na última quinta-feira (8), o Centro retomou operações com foguetes de pequeno porte, que permitem treinamento das equipes e ajustes da tecnologia empregada nos lançamentos.

.: Leia também: ALCÂNTARA: ‘Não existe risco de perda de soberania’, garante Brig. Amaral

Segundo o CLA, nestas operações são testados os sistemas de comunicação, de rastreamento dos foguetes em voo e os procedimentos de segurança e de comandos durante as campanhas de lançamento. O foguete lançado na quinta fez um voo com dois minutos e quarenta e cinco segundos. Atingiu 31 quilômetros e caiu no mar a 16 quilômetros da costa. Empresários paulistas acompanharam o lançamento do foguete, como convidados da Força Aérea Brasileira.

Nos últimos anos, o Programa Espacial Brasileiro tem focado estrategicamente no mercado de VLM (Veículo Lançador de Microssatélites ). “Nós não abrimos mão do sonho. Nós transformamos o sonho do VLS no sonho VLM. Transformamos todo esse conhecimento que foi gerado ao longo do desenvolvimento do VLS está sendo empregado agora para o desenvolvimento do Veículo Lançador de Microssatélites. O nicho de mercado mudou muito. Então hoje nós temos no mercado mundial na faixa de US$ 300 bilhões na área espacial por ano, e que o Brasil investir no VLM tem condições de entrar também nesse mercado de forma competitiva”, explicou o diretor do CLA, Coronel Luciano Valentim Rechiuti. 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply