ALEMANHA> Berlim tem 3 mil bombas soterradas da Segunda Guerra, estimam especialistas

Fonte: DW//

A capital alemã Berlim pode ter 3 mil bombas da Segunda Guerra soterradas, estimam especialistas. Oranienburg, cidade ao norte de Berlim, foi a mais atingida por bombardeios e é onde acontecem a maioria das descobertas dos artefatos. Em meados de dezembro passado, especialistas desativaram a bomba de número 200 desde o início da contagem, em 1991. A presença numerosa de bombas soterradas se deve especialmente ao papel desempenhado pela pequena cidade durante o conflito: ela era um centro da indústria militar e, por isso, um alvo potencial de ataques aéreos. Em apenas um dia de março de 1945, Oranienburg foi atacada por mais de 600 aviões, que carregavam 700 bombas incendiárias e outras 5 mil bombas.

.: Leia também: INTERNACIONAL> Exportação de munição aumenta 10 vezes na Alemanha em 2016

Falhas no mecanismo de detonação evitaram a explosão de muitas das bombas, lançadas em ataques aéreos durante a guerra. Segundo especialistas, apesar de já estarem há mais 70 anos embaixo da terra, alguns desses artefatos, principalmente os que têm detonadores químicos, ainda correm o risco de explodir e sem precisar da interferência de fatores externos. No entanto, o risco é pequeno.

.: Leia também: GEOPOLÍTICA> Entenda a influência militar da Alemanha no Chile

Enterradas e esquecidas ao longo das décadas, a descoberta da grande maioria dessas bombas acontece por acaso, geralmente em canteiros de obras. Em Berlim, a prefeitura disponibiliza um serviço de informações para quem deseja construir na cidade. Com base em documentos de arquivos dos Aliados, como mapas de bombardeios e fotografias, é possível ter uma noção de onde podem estar enterrados esses artefatos. Se há suspeita, é feita inicialmente uma análise detalhada, com uso de sondas especiais. Caso a suspeita seja confirmada, especialistas planejam a melhor maneira para desativar o artefato. E, na data marcada, geralmente, regiões inteiras são evacuadas por algumas horas para que essa herança explosiva seja removida com segurança.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply