AMAZONLOG 2017 discute problemas na tríplice fronteira

amazonlog head

Fonte: A Crítica//

Os problemas da região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru vão servir como base para militares brasileiros, colombianos, peruanos e norte-americanos testar e desenvolver soluções logísticas coletivas, assim como avaliar a interoperabilidade dos seus equipamentos, sistemas e procedimentos, com foco nas ações de assistência humanitária. O Exercício de Logística Multinacional Interagências – Amazonlog 2017, será realizado entre os dias 6 e 13 de novembro deste ano, com a instalação de uma Base Logística Multinacional Integrada em Tabatinga (a 1108 quilômetros de Manaus).

.: Leia também: AMAZONLOG: Exército começa simulação para exercício logístico

O general Racine Lima, coordenador-geral do Amazonlog 2017, disse que o grande objetivo com a operação, além de buscar desenvolver conhecimentos, confiança mútua e compartilhar experiências, é poder estabelecer na América um centro de coordenação logística multinacional onde possa se concentrar dados e informações que favoreça a rápida mobilização das forças militares para atender as populações em calamidade. “A existência de um centro como este, um depositório de conhecimento, facilitaria qualquer tipo de operação que nós precisemos realizar”, afirmou.

Observadores militares de Nações Amigas, forças policiais, órgãos e agências governamentais e empresas brasileiras e estrangeiras também participarão. As tropas desenvolverão ações combinadas no campo da logística e ações humanitárias em toda a área da tríplice fronteira. “Vamos oferecer atendimento médico, odontológico, orientações de higiene, educação ambiental, socorro as pessoas vítimas de desastre natural, entre outros. Apesar de ser um exercício, haverá pessoas necessitando de ajuda, visto que será em novembro, época de estiagem na região”, disse Racine.

Para o general, o exercício vai aumentar a segurança naquela região e a escolha de Tabatinga foi justamente pela dificuldade de acesso e carência de infraestrutura. “As agências fazem muito bem seus trabalhos, mas não fazem de forma integrada. Buscamos adquirir essa expertise, fazer essa integração com Forças Armadas, agências e outros países de tal maneira que a gente possa complementar nossas capacidades. As Forças Armadas têm uma grande capacidade de logística e condições de apoiar, mas é preciso que nós nos conheçamos e aprendemos a trabalhar juntos”.

AMAZONLOG 2017
O general Sergio Bendezú, representante do Peru no “Exercício de Mesa”, evento que está acontecendo esta semana no Comando Militar da Amazônia (CMA), ressaltou a importância do país no Exercício de Logística Multinacional Interagências – Amazonlog 2017. “Enfrentamos ameaças similares então as respostas a estas ameaças também tem que ser iguais. E é uma excelente oportunidade para que nossas Forças Armadas participem de uma ameaça que é similar aos três países”, disse.

O diretor logístico do Comando do Sul, dos Estados Unidos, Robert Truax, classificou a participação norte-americana no Amazonlog 2017 como uma “oportunidade inédita”. O país vai ajudar com apoio humanitário e aeronaves. “Para nós, em um evento como esse, num ambiente tão desafiador como a Amazônia Ocidental, é uma grande oportunidade de colaborar e trocar experiências com as Forças Armadas brasileiras, peruanas, colombinas, assim como as agências federais e estatais do Brasil”.

O adido da Aeronáutica da Colômbia no Brasil, César Leon, disse que o país vai trazer uma aeronave de transporte para realizar missão de evacuação de pessoas de acordo com o planejamento do Amazonlog 2017. Ele ressaltou a importâncias das ações combinadas entre os países já que há crimes que são transnacionais e os países sozinhos não podem enfrentar. “Temos que unir as capacidades distintas que tem cada país, isso potencializa para ter melhores êxitos operacionais”.

COOPERAÇÃO ENTRE FORÇAS ARMADAS
Desde a última segunda-feira, militares do Brasil, Colômbia, Peru e EUA estão em Manaus participando de um “Exercício de Mesa” a fim de ajustar os planejamentos para o Amazonlog. O encontro segue até hoje, no Quartel-General do Comando Militar da Amazônia (CMA), na Ponta Negra, Zona Oeste.

SIMPÓSIO DE LOGÍSTICA HUMANITÁRIA
Entre os dias 26 e 28 de setembro deste ano, acontecerá em Manaus, o Simpósio de Logística Humanitária (Silogem), em conjunto com a Exposição de Material de Emprego Militar, espaço onde empresas da área de defesa mostrarão produtos, com destaque para as que trabalham com geração de energia limpa.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply