ARGENTINA: Macri decide trocar comando das Forças Armadas

Com a crise provocada com o desaparecimento do submarino ARA San Juan, o presidente argentino, Mauricio Macri, decidiu trocar os chefes das Forças Armadas até o final deste ano. A notícia foi divulgada pelo jornal do País, La Nacion. A mudança faz parte de um plano de reestruturação que dará mais poder ao Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Bari del Valle Sosa, que permaneceria no cargo. Segundo o jornal, a mudança contará também com fusão de unidades militares e uso mais integrado dos meios e equipamentos das forças.

.: Leia também: EDITORIAL: As lições do ARA San Juan para o Brasil

O presidente argentino argumenta que o atual comando das forças do país está “atrasado”, o que pediria uma reformulação na logística, nas comunicações e em outras atividades. Fontes militares da reportagem ressalvaram ainda que a crise do submarino trouxe cautela à estratégia inicial, que visava a integrar as Forças Armadas na luta contra o terrorismo. Nesta seara, a integração ocorrerá com “mais precaução”, segundo o jornal. Ainda segundo a publicação, o governo argentino busca agora recursos para investir nas Forças Armadas.

BUSCAS PELO SUBMARINO ARGENTINO
Nesta segunda, 27 de novembro, as buscas para encontrar o submarino argentino continuam. Um minissubmarino americano foi lançado de um barco de bandeira noruega  Sophie Siem.  O minissubmarino pode submergir até 600 metros de profundidade e foi desenhado para conseguir transportar até 18 pessoas.

As buscas contam com esforço de militares argentinos e estrangeiros. Mais de 33 unidades participam entre aeronaves, navios e veículos subaquáticos. A Argentina tem a colaboração de 12 países: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, Brasil, França, Alemanha, Canadá, Noruega, Peru, Chile, Colômbia e Uruguai. Uma vez que as indicações de uma explosão se tornaram conhecidas, os navios estão concentrados na área onde o incidente é presumido ter ocorrido.

infografico

Fonte: La Nacion

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply