BID Brasil> Porto Digital de Pernambuco vai participar de feira da indústria de defesa

Fonte: Ministério da Defesa//

É impossível falar em desenvolvimento de produtos de defesa sem levar em conta a necessidade de sistemas altamente modernos, desenvolvidos a partir de softwares e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de última geração. Atento a isso, o Ministério da Defesa, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Industrial da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), está em permanente contato com os mais diversos polos de Tecnologia da Informação, com o objetivo de assegurar que a Base Industrial de Defesa (BID) possa ter acesso ao que existe de mais avançado no setor.

.: Leia também: NEGÓCIOS> Veja 9 produtos de defesa que serão lançados na BID Brasil

Um exemplo disso poderá ser conferido na 4ª Mostra BID-Brasil, maior evento de indústria de defesa do País, que será realizada a partir do próximo dia 27, em Brasília, e que contará, pela primeira vez, com a participação do Porto Digital de Pernambuco, um dos principais parques tecnológicos do Brasil.

O diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, general Cláudio Moraes, explica que a presença do segmento numa feira como a BID-Brasil é uma excelente oportunidade para as empresas de defesa terem acesso ao que vem sendo desenvolvido pelo Porto Digital de Pernambuco. “A Tecnologia da Informação, atualmente, é algo necessário em qualquer setor, sobretudo, no de defesa. Os produtos desenvolvidos pela nossa indústria precisam contemplar sistemas de transmissão de dados seguros e, nesse sentido, o Porto Digital tem muito a acrescentar”, explica o general, lembrando que o Porto já desenvolveu soluções para alguns projetos do Exército.

Outro fator importante destacado pelo general é a questão da aplicabilidade dos softwares desenvolvidos. “O grande diferencial é o emprego dual, ou seja, os sistemas se aplicam a vários setores da sociedade e não apenas ao de defesa e segurança”, disse.

O diretor executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães, explica que o grande diferencial é enxergar a Tecnologia da Informação como um meio necessário para todos os setores. Como essa percepção é forte no setor de indústria de defesa, ele avalia que a BID será uma boa oportunidade para as empresas do Porto Digital. “Enxergamos nessa feira uma oportunidade de levar, não só a institucionalidade do Porto, como os produtos de algumas empresas específicas, cuja atuação pode alavancar futuros negócios”, disse.

O Porto Digital de Pernambuco abriga atualmente 250 empresas e organizações de fomento, empregando mais de 7 mil profissionais. Ele já foi considerado pela Associação Nacional de Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2007 e em 2011, o melhor parque tecnológico do Brasil.

A 4ª Mostra BID-Brasil será realizada entre os dias 27 e 29, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e deve receber aproximadamente 3,5 mil visitantes, entre adidos militares estrangeiros, membros de corpos diplomáticos, representantes das Forças Armadas e de forças de Segurança Pública, como polícias militares, defesa civil e bombeiros, além de convidados do setor acadêmico.

SERVIÇO:
4ª Mostra BID Brasil
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, auditório Buriti – Brasília (DF)
Período da Mostra: 27 a 29 de setembro, das 14h às 18h
Mais informações: www.mostrabidbrasil.com.br

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply