BRASIL, Colômbia e Peru iniciam o Exercício Multinacional Amazonas I

Fonte: FAB//

As Forças Aéreas de Brasil, Colômbia e Peru se uniram no Exercício Multinacional Amazonas I. O objetivo do exercício é simular um alvo que atravessa o espaço aéreo dos países participantes e será interceptado por aviões de combate e plataformas de monitoramento. A coordenação entre as três nações é o foco do treinamento, o qual envolverá cerca de 200 militares. O exercício multinacional vai até o dia 23 de junho.

.: Leia também: OPERAÇÃO vai reunir Forças Aéreas de Brasil, Colômbia e Equador pela primeira vez

O Exercício Amazonas I promoverá intercâmbio de militares. Uma dupla de piloto e controlador de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhará a atuação do Peru e, outra dupla, da Colômbia. A ideia é conhecer como o sistema de controle de tráfego aéreo dos dois países se comporta, quando uma aeronave suspeita é identificada nos radares e como os pilotos de defesa aérea cumprem as missões.

UntitledO Tenente Emmanuel de Oliveira Novaes, da FAB, será um dos pilotos que fará o intercâmbio. “As expectativas são as melhores. Poder aprender e compartilhar conhecimento com outras forças é muito importante para podermos trabalhar juntos em missões”, pontua. A FAB empregará as aeronaves C-98A, SC-105, H-60, A-29 (interceptador), C-105, além de meios de detecção e comunicação. O destaque vai para o E-99, aeronave que realizará vigilância e controle aéreo durante o exercício.

A Força Aérea Peruana disporá dos seguintes meios aéreos: A-37 e KT-1P, como interceptadores; C-26B (aeronave chamada “de seguimiento”, que sobrevoa o alvo em preparação à chegada do caça), TC-690B e DHC6/PC-6, que serão o “alvo”; DHC-6-400 e C-27J (transporte) e os seguintes para emprego na busca e salvamento: Bell 212/ Bell 412/ MI-171. Já a Força Aérea da Colômbia usará o SR-560 como alvo, A-29 como interceptador, King-350, C-295, C-212/208 para transporte de pessoal e um UH-60. Em caso de acidente ou incidente aeronáutico, cada país atuará na Busca e Salvamento dentro de seu território.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply