BRASIL e EUA ampliam cooperação para aprimorar sistema de navegação por satélite

Fonte: FAB//

Técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) se reuniram entre os dias 6 e 10 de março com representantes da Federal Aviation Administration (FAA), do Boston College. A reunião é resultado de um acordo de cooperação bilateral entre o DECEA e a FAA para o aprimoramento do sistema de navegação global por satélite, o GNSS (Global Navigation Sattelite System), que existe desde março de 2000. Além da FAA, o encontro contou com a participação das empresas Mirus, Honeywell, Boeing e companhias aéreas.

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SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO
Os sistemas de navegação por satélite são precisos, porém, a interferência ionosférica pode provocar problemas na refração dos sinais na atmosfera. Por essa razão, a precisão das informações que chegam até os pilotos das aeronaves fica prejudicada, o que afeta o funcionamento dos sistemas de aproximação e pouso de precisão baseados exclusivamente em satélites. Essa interferência é maior em baixas latitudes, que é o caso da América do Sul.i17315120258149650

A partir das discussões realizadas, uma série de atribuições foi distribuída entre os participantes nas áreas de coleta de dados, análise e processo de gestão da segurança. A expectativa é que o projeto seja desenvolvido durante dois anos e resulte na certificação da estação GBAS do Aeroporto Internacional do Galeão para operações de aproximação a níveis similares aos do ILS CAT-I. Assim como o ILS, o GBAS possibilita aproximações em condições meteorológicas adversas, com a vantagem de possuir um custo menor de implantação e manutenção.

SISTEMA GBAS
O i1731512025657535GBAS é um sistema que soluciona o problema da interferência ionosférica por meio de antenas instaladas em terra que aumentam o sinal do GNSS. Para se ter uma ideia, um procedimento de aproximação GNSS simples oferece informações seguras até uma altura de aproximadamente 400 pés em relação ao solo. Por meio das antenas que compõem o GBAS, é feita a correção de erros, e esse valor cai para aproximadamente 200 pés, o que diminui a altura de decisão, um fator crítico para operações de aproximação.

Atualmente, existem no mundo oito estações GBAS em funcionamento, localizadas nos Estados Unidos, na Alemanha, na Espanha, na Suíça e na Austrália. A estação GBAS do Aeroporto Internacional do Galeão foi implantada em 2011 e, até 2014, foram realizados testes utilizando as aeronaves-laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

“Essa etapa entre 2011 e 2014 foi a primeira fase do nosso trabalho, na qual concluímos que o GBAS não poderia ser utilizado no Brasil da mesma forma que é operado no Hemisfério Norte. Nossa missão agora é, por meio dessa cooperação entre Brasil e Estados Unidos, aprofundar as análises para identificar possibilidades que permitam a utilização do GBAS em uma região intertropical”, explicou o Tenente-Coronel Santoro.

 

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