BRASIL> Marinha encomenda misseis anti-navio à Boeing, divulga site americano

Fonte: Navy Recognition//

A Marinha do Brasil encomendou sistemas missilísticos anti-navio Harpoon Block II à Boeing. A notícia, divulgada no site norte-americano Navy Recognition, revela que a companhia faturou um contrato de US$ 207 milhões para fornecer o sistema às Marinhas do Brasil, Coreia do Sul e Egito. O site não detalhou a quantidade encomendada pelo Brasil, mas revelou que o contrato, que combina compras da Marinha dos EUA com vendas militares estrangeiras, também inclui componentes para os governos do Japão, Austrália, Tailândia, Índia, Omã, Taiwan e Emirados Árabes Unidos.

.: Leia também: AEROESPACIAL> Brasil lança novo satélite para ampliar meios de comunicação do País

O Harpoon é um míssil anti-navio para ser empregado a qualquer tempo, de fácil integração às plataformas navais. Fabricado numa instalação da Boeing no estado americano do Missouri, o vetor usa um sistema de orientação por radar para atacar navios de superfície, e também pode ser lançado a partir de submarinos, baterias em terra, ou aeronaves.

A versão Block II possuem capacidade autônoma em todas as condições meteorológicas, podendo operar além do horizonte, e executar incursões contra embasamentos de defesa costeira, mísseis terra-ar, aeronaves que se encontrem expostas, instalações portuárias ou industriais e navios atracados no porto. Seu alcance é de, aproximadamente, 280 km.

Mais de 600 navios, 180 submarinos, 12 diferentes tipos de aeronaves e veículos terrestres de lançamento operam mísseis Harpoon. A Boeing entregou mais de 7.300 mísseis Harpoon originais e Harpoon Block II à Marinha dos EUA e a mais de 30 clientes militares não-americanos, desde que assinou o primeiro contrato de fabricação do modelo Harpoon com o Comando de Sistemas Aéreos Navais da US Navy, em 21 de junho de 1971. Atualmente, o valor unitário de um Harpoon Block II está estimado em cerca de US$ 800 mil.

rgm-84_harpoon

.: OBS: Ao contrário do que divulgou o site americano, os mísseis não serão destinados à Marinha do Brasil e sim a Força Aérea Brasileira, como apurou o ID&S. Leia mais em: NEGÓCIOS> Mísseis Harpoon da Boeing vão armar P-3AM Orion da FAB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Salvar

Salvar

Salvar

2 Comentários

  1. Boa tarde amigos do Defesa e Segurança gostaria de saber se os 12 misseis
    harpoon que foram adqquiridos é para FAB ou para a Marinha do Brasil,se for
    para marinha onde seriam utilizados?

    obrigado.

    Fabio Souto.

Leave A Reply