BULGÁRIA planeja comprar 8 caças Gripen da Saab

Fonte: Defense News//

A Bulgária decidiu iniciar conversações com a Suécia para adquirir oito novos jatos de combate Gripen feitos pela Saab, disse o vice-primeiro-ministro interino da Bulgária, Stefan Yanev, na quarta-feira. O país balcânico, que busca substituir os antigos MiG-29, escolheu a oferta sueca em vez de uma oferta de Portugal do F-16 de segunda mão equipados com armamento norte-americano e uma oferta da Itália de caças Eurofighter Typhoon de segunda mão.

.: Leia também: BOEING E SAAB concluem voo da segunda aeronave T-X

Estima-se que o negócio valha cerca de US$ 832 milhões. Uma comissão especial para as negociações deverá ser criada dentro de uma semana, disse Yanev. As conversações com a Suécia serão realizadas pelo próximo governo da Bulgária, que deverá assumir na próxima semana.

“A oferta da Suécia está em primeiro lugar, seguida por Portugal e Itália”, disse Yanev. “É normal que as conversas comecem com o primeiro país classificado.” No ano passado, o Parlamento da Bulgária aprovou um plano para adquirir oito caças novos ou usados entre 2018 e 2020 para melhorar a conformidade do país com os padrões da OTAN e substituir seus MiG-29. Um acordo final ainda precisaria da aprovação parlamentar.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply