Câmara anula doação de aviões da FAB a Moçambique acertada por Dilma

Fonte: Camara//

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 271 votos a 93, o pedido do presidente Michel Temer para arquivar a doação de três aeronaves T-27 Tucano à Força Aérea de Moçambique. A doação foi acertada em 2013 no mandato de Dilma Rousseff, mas precisava ainda da aprovação do Congresso. À época, o Poder Executivo argumentou que a doação reforçaria o bom relacionamento entre Brasil e Moçambique.

.: Leia também: GOVERNO> Temer cancela doação de 3 tucanos para Moçambique

Em agosto do ano passado, porém, quando Michel Temer exercia a função de presidente em exercício, o Palácio do Planalto encaminhou um pedido ao Congresso para que tramitação do projeto fosse desconsiderada. No pedido, o governo Temer justificou que, diante da demora na tramitação do pedido, houve uma solicitação de reavaliação da doação ainda na gestão de Dilma. Segundo Temer, a doação impactaria de forma negativa na frota da Força Aérea Brasileira.

T-27 TUCANO
O T-27 opera na FAB desde 1980 e são empregados para instruções em voo aos novos pilotos, além de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. Após os 30 anos com a aeronave, a Esquadrilha passou por um período de transição e substituiu o T-27 pelo A-29 Super Tucano, também fabricado no Brasil pela Embraer. A despedida do T-27 ocorreu no dia 31 de março de 2013.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply