CATALOGAÇÃO> Ministério da Defesa lança catálogo de produtos do setor

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

O Ministério da Defesa (MD) lançou o Guia de Produtos de Defesa, que reúne todos os itens classificados como Produtos de Defesa e Estratégicos de Defesa, das empresas credenciadas pelo MD. Com o objetivo de aumentar a visibilidade da indústria brasileira no mercado internacional, o Guia será oficialmente lançado na próxima semana pelo ministro Raul Jungmann durante a Mostra BID Brasil, em Brasília.

.: Leia também: GOVERNO> Orçamento de 2017 traz boa notícia para a indústria de defesa

A iniciativa faz parte do Sistema de Catalogação desenvolvido pelo MD que integra as empresas brasileiras fornecedoras de produtos para as Forças Armadas no Sistema Otan de Catalogação, que já existe há 70 anos. De acordo com o Contra-Almirante Walter Lucas da Silva, o centro de catalogação do MD é responsável no Brasil para o acesso ao sistema internacional mostrando os itens de defesa produzidos no Brasil, mas sem revelar o segredo industrial. Desta forma, fica mais acessível para forças estrangeiras importar produtos brasileiros, além das Forças nacionais acessarem os produtos desenvolvidos pelo País. “Outros Catálogos e geração de informações estão sendo planejados para sua divulgação nos próximos eventos de Defesa”, disse.

“As três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) já articulam as suas compras. Isso faz com que os equipamentos tenham mais demanda. E nós temos que ter demanda para fortalecer a indústria”, explica o coordenador do SISCAT-BR, ressaltando que a catalogação contribui para o fortalecimento da indústria nacional.

“O que se tem discutido hoje é que o País (na área naval) passa por ciclos (econômicos). Nós precisamos ter a nossa indústria forte para que dinamize toda essa economia. (…) Isso mostra que resumidamente nós precisamos ter organização, conhecimento e articulação”, disse o Contra-Almirante durante a apresentação do sistema de catalogação na feira da indústria naval Marintec South America na última terça-feira, 20.

De acordo com ele, também é possível consultar no site do Sistema de Catalogação do MD, o Catálogo das Empresas de Interesse da Defesa (CEID) que estão cadastradas no Sistema OTAN. O sistema internacional conta hoje com mais de 34 milhões de itens cadastrados, destes 61.583 são produtos de 2.717 empresas brasileiras.

CADASTRO DE EMPRESAS DE DEFESA
Para a empresa se cadastrar no Sistema OTAN de Catalogação, que dura um pouco mais de  cinco dias, basta enviar o formulário para o e-mail siscatbr@defesa.gov.br.

SERVIÇO:
Clique aqui e acesse o GUIA DE PRODUTOS DE DEFESA
Clique aqui e acesse ao FORMULÁRIO DE CADASTRO 

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply