CHINA vai aumentar orçamento de Defesa em 7%

Fonte: DW e Defense News//

A China vai aumentar seu orçamento de defesa em cerca de 7% este ano, disse uma porta-voz do governo no sábado, 4 de março, continuando uma tendência de redução do crescimento em meio à desaceleração da economia, apesar das tensões regionais sobre o Mar da China Meridional e outras questões. Segundo a porta-voz do congresso, Fu Ying, a decisão vai depender das intenções dos Estados Unidos no Mar do Sul da China, por onde o porta-aviões americano Carl Vision cruzou recentemente. “As atividades dos EUA determinam o barômetro, de certo modo”, disse Fu, afirmando que a China precisa “se proteger da interferência de fora”. O país dispõe do segundo maior orçamento militar do mundo, depois dos EUA.

.: Leia também: Merkel diz que Alemanha continua comprometida com meta de gastos em defesa

O total de gastos de defesa representaria cerca de 1,3% do PIB projetado para este ano, disse Fu Ying. Os EUA investem no setor 3,6% de seu PIB, e a Alemanha, 1,2%, mas já declarou que pretende aumentar os gastos com a defesa para atingir a meta estabelecida pela Otan de 2% do PIB.

Dependendo do valor final, o orçamento deste ano pode marcar o terceiro ano consecutivo de queda nas taxas de crescimento da despesa de defesa da China, mesmo enquanto alguns observadores externos dizem que esses números não contabilizam todos os gastos militares. O orçamento cresceu 7,6% no ano passado e 10,1% em 2015. A decisão sobre os valores será finalizada durante o Congresso Nacional do Povo da China, que termina no dia 15 de março. A China está atualmente construindo seu primeiro porta-aviões próprio. Sua única embarcação do gênero em funcionamento, o Liaoning, foi comprada em 1998 da Ucrânia. 

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply