Coreia do Norte ameaça ataques ‘impiedosos’, após envio de porta-aviões americano à Ásia

Fonte: Reuters e Aviation Online//

Os Estados Unidos enviaram o porta-aviões USS Carl Vinson para exercícios militares com as forças da Coreia do Sul no Mar da China. Em resposta, a Coreia do Norte alertou sobre ataques “impiedosos” se a frota comandada pelo porta-aviões infringir a soberania ou dignidade do país. O País, que já infringiu tratados internacionais com dois testes nucleares e uma série de lançamentos de mísseis, afirmou que a chegada da frota dos EUA faz parte de um “plano temerário” de atacar o país. “Se eles infringirem a nossa soberania e dignidade mesmo que um pouco, as Forças Armadas irão lançar ataques impiedosos ultraprecisos por terra, ar, mar e submarinos“, disse a agência oficial de notícias do regime de Pyongyang, a KCNA.

.: Leia também: Mattis promete implantar escudo antimísseis THAAD na Coreia do Sul

“Apenas em 11 de março, muitas aeronaves do porta-aviões sobrevoaram uma rota perto de águas e do espaço aéreo territoriais da Coreia do Norte para realizar exercícios de lançamento de bombas e fazendo ataques de surpresa em alvos terrestres”, disse a KCNA. Um porta-voz da Marinha dos EUA disse que o Carl Vinson está em uma operação regular e agendada na região, durante a qual participará de exercícios com forças aliadas da Coreia do Sul. Na semana passada, a Coreia do Norte disparou quatro mísseis balísticos no mar na direção do Japão em resposta aos exercícios militares anuais dos EUA com a Coreia do Sul, que o Norte diz ser uma preparação para guerra.

PORTA-AVIÕES CARL VINSION
USS Carl Vinson (CVN – 70) é um super-porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano da classe Nimitz. O navio da Marinha dos Estados Unidos recebeu o nome do congressista do estado americano da Georgia, Carl Vinson. Deslocando mais de 100.000 toneladas a plena carga, o CVN-70 tem 317,0m de comprimento (na linha dágua), 40,8m de boca moldada (linha d’água — a largura máxima na altura do convés de voo é de 77,1m) e 11,3m de calado em situações padrão (12,50m a plena carga).

O navio é armado com dois lançadores óctuplos de mísseis antiaéreos RIM-7 Sea Sparrow e dois lançadores de mísseis RIM-116 RAM. A composição do grupo aéreo embarcado varia com a missão, mas uma configuração típica poderia incluir 44 F/A-18E/F Super Hornet, quatro EA-6B Prowler, quatro E-2C Hawkeye, até 13 SH-60F/SH-60B e dois HH-60H Seahawk — sem contar, claro o C-2 Greyhound, dois dos quais estão normalmente a bordo para atender aas missões de transporte. O navio tem quatro elevadores para aeronaves e três para armamento.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply