DEFESA realiza Congresso sobre Defesa Nacional

Fonte: MD//

Cerca de 250 universitários, cadetes e aspirantes das escolas de formação de Oficiais das Forças Armadas (Academia Militar das Agulhas Negras-AMAN, Escola Naval e Academia da Força Aérea) participaram, na última semana de julho, do XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (XIV CADN). O evento, realizado na AMAN, foi coordenado pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD), do Ministério da Defesa.

.: Leia também: MD prorroga consulta pública a documentos da Defesa

O CADN é realizado anualmente com objetivo de estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e das Instituições de Ensino Superior (IES), despertar nos congressistas civis o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa, promover o debate acerca dos problemas relevantes para o País e contribuir para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira.

Durante cinco dias, o Congresso estimulou a reflexão e a discussão de assuntos relacionados à defesa, tais como: “O Brasil e sua Base Industrial de Defesa: situação atual e perspectivas de evolução”; “Defesa cibernética: possibilidades e limitações”; e “A atual situação da segurança pública no Brasil e sua relação com a Defesa Nacional”.

O Diretor do Departamento de Ensino (DEPENS), do Ministério da Defesa, brigadeiro Augusto Cesar Amaral, agradeceu a participação e empenho da AMAN na concretização do evento, bem como de todos os congressistas e palestrantes, destacando a importância do Congresso como instrumento de integração entre civis e militares.

Para participar do evento, os universitários se organizaram em equipes de um professor e cinco alunos e elaboraram um artigo científico sobre Defesa Nacional, segundo regras definidas em edital. Após avaliação dos artigos, as equipes foram selecionadas. Os artigos contemplaram diversos temas de interesse da Defesa, abrangendo as áreas de Política e Estratégia, Operações de Paz, Políticas Externa e de Defesa, Indústria Nacional de Defesa, Guerra Cibernética, Segurança Internacional e Regional, Entorno Estratégico, Projetos Estratégicos da Defesa, Terrorismo Internacional, dentre outros.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply