DEFESA reúne empresários para desenvolver Plano de Segurança do Rio

Fonte: G1 e MD//

Os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete da Segurança Institucional (GSI), general Sergio Etchegoyen, recebem na tarde desta quinta-feira (25) empresários de diversos setores da economia do Rio de Janeiro para debater o plano de segurança em elaboração pelo governo federal. O estado foi escolhido como “laboratório” para receber um programa nacional de combate à criminalidade e aos problemas na segurança pública. As ações deverão ser apresentadas nesta sexta-feira (26) ao presidente Michel Temer, que precisará aprovar o plano.

.: Leia também:  Plano Nacional de Segurança começará a ser implementado em dezembro

As ações no Rio de Janeiro decorrem do Plano Nacional de Segurança, que foi lançado em janeiro pelo então ministro da Justiça Alexandre de Moraes, ainda não saíram do papel efetivamente. A previsão do ministro Etchegoyen é que as ações comecem a ser executadas em meados de junho. As ações devem envolver um comitê de “pronta-resposta”, integrado por GSI, ministérios da Defesa, da Justiça e do Desenvolvimento Social e Agrário e Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Esse grupo trabalhará em conjunto para agir de forma mais rápida no combate a crimes, como se fez na Olimpíada.

Na ocasião do anúncio do Rio como laboratório para o plano, Etchegoyen explicou que o plano é trabalhar em duas frentes. Uma deverá se concentrar na imposição da lei, copiando a estrutura formada para atuar durante os Jogos Olímpicos de 2016; a segunda, voltada a dar provimento de apoio social.

Entre os convidados para a reunião com os ministros estão o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RJ, Alfredo Lopes; o diretor do Rio Convention Bureau, Cláudio Magnavita; o presidente da Riotur, Marcelo Alves; o presidente da Associação Comercial do Rio, Paulo Protásio; o presidente do Rock in Rio e Conselheiro da Artplan, Roberto Medina; e o empresário Ricardo Amaral.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply