EMBRAER é realmente brasileira?

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A negociação envolvendo Boeing e Embraer gerou grande burburinho no Brasil. Para alguns críticos, a venda seria abrir mão de uma das mais bem sucedidas empresas brasileiras. A fabricante do Super Tucano e do KC-390 é uma empresa de capital misto, que possui como maiores acionistas uma empresa americana de investimentos, a Brandes (15% das ações), e uma britânica, a Mondrian (10,12%). No entanto, o governo brasileiro possui uma ação fundamental, a chamada Golden Share, que dá amplos poderes de vetar qualquer tipo de negociação que seja contrária aos interesses do Estado. Essa ação, porém, não faz dela uma empresa brasileira, segundo o economista Alexandre Espírito Santo.

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Um movimento da equipe econômica do governo poderia extinguir esta única ação que vincula a Embraer ao Brasil. Há alguns meses, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma consulta sobre a viabilidade da extinção das “golden shares”. O parecer ainda está sendo elaborado mas já recebeu aval da Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) e a tendência é de que tanto a área técnica do TCU, quanto o relator do processo, ministro José Múcio, apoiem a iniciativa de Meirelles. Isso permitiria maior liberdade para as negociações B2B (business to business) entre Boeing e Embraer.             

INTERESSES DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
A FAB parece não ter gostado muito das tratativas entre Embraer e Boeing. Procurada pelo site Indústria de Defesa & Segurança, a FAB disse: “Quanto à notícia veiculada sobre uma possível parceria entre as empresas EMBRAER e BOEING, o Comando da Aeronáutica considera a EMBRAER uma empresa estratégica e fundamental para a soberania nacional”. Já a Saab, parceira da Embraer na produção do Gripen brasileiro, não quis comentar a notícia. “A Saab não comenta as estratégias de negócios de outras empresas”, disse em nota.

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

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