EUA planejam enviar mais mil soldados para norte da Síria

Fonte: Washington Post//

As Forças Armadas norte-americanas elaboraram um plano para enviar até mil soldados no norte da Síria nas próximas semanas, ampliando a presença americana no País, de acordo com autoridades de defesa dos EUA. O desdobramento, se aprovado pelo secretário de Defesa, James Mattis, e pelo presidente Trump, potencialmente dobraria o número de forças americanas na Síria e aumentaria o potencial de combate direto dos EUA em um conflito caracterizado por confusão e prioridades conflitantes entre forças diferentes.

.: Leia também: USAF quer nova bomba guiada para F-35 capaz de atingir alvos em movimento

Trump, que acusou o ex-presidente Barack Obama de ser fraco na Síria, deu ao Pentágono 30 dias para preparar um novo plano estatal contra-islâmico, e Mattis apresentou um esboço geral à Casa Branca no final de fevereiro. O general Joseph Votel, chefe do Comando Central dos EUA, vem preenchendo mais detalhes para esse esboço, inclusive considerando aumentar a presença terrestre dos EUA na Síria. Votel está pronto para encaminhar suas recomendações para Mattis até o final do mês, e o secretário do Pentágono provavelmente concordará com elas, de acordo com um oficial de defesa familiarizado com as deliberações.

As novas tropas, se enviadas, estariam focadas em apoiar combatentes curdos e árabes no norte da Síria lutando contra o Estado Islâmico. Sob o plano, as forças americanas adicionais atuariam principalmente como conselheiros, oferecendo conhecimentos sobre descarte de bombas e coordenando apoio aéreo para a coalizão de curdos e árabes, também conhecida como as Forças Democráticas Sírias (FDS).

Já existem na Síria cerca de 500 forças de Operações Especiais dos EUA operando ao lado do FDS, além de cerca de 250 Rangers e 200 Marines. As novas tropas dos EUA, se aprovadas, provavelmente viriam de partes da 24ª Unidade Expedicionária dos Marines – uma flotilha de navios carregados com 2.200 Marines – e a 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA, dos quais 2.500 recentemente chegaram no Kuwait.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply