EVENTO > CISB e ITA organizam workshop sobre aeronáutica e defesa

Fonte: CISB

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) realizarão nas próximas quarta e quinta-feira, 13 e 14 de novembro, o 1º Workshop Brasil-Suécia de Aeronáutica e Defesa. O evento será realizado nas instalações do ITA, em São José dos Campos (SP), e terá a participação de representantes de centros de pesquisa, da indústria e de órgãos governamentais dos dois países.

De acordo com os organizadores, o objetivo do workshop é discutir e propor estratégias de cooperação de longo prazo entre universidades e indústrias do Brasil e da Suécia em áreas críticas da aeronáutica e da defesa. O workshop deverá proporcionar um ambiente fértil para o debate sobre projetos de pesquisa colaborativa, considerados capazes de gerar conhecimento tecnológico e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de soluções inovadoras, tanto para a indústria aeronáutica quanto para a de defesa.

A motivação para o evento foram as perspectivas de aumento da cooperação entre o Brasil e a Suécia com a negociação entre a Saab e a Força Aérea Brasileira para a compra de 36 caças Gripen NG. A expectativa entre as duas partes é de que a cooperação resulte em uma proveitosa associação de longo prazo.

O primeiro dia do workshop terá como foco a discussão de estratégias para organizar e realizar essa cooperação. Isso incluirá aprsentações de indústrias da Suécia e do Brasil, universidades e órgãos de governo. O segundo dia tratará da indentificação de desafios e potenciais tópicos para colaboração nas seguintes áreas:

  • Concepção e operação de aeronaves
  • Aerodinâmica, aeroacústica e CFD
  • Estrutura e materiais
  • Desenvolvimento de produtos e fabricação
  • Sistemas de propulsão
  • Controle automático e sistemas autônomos
  • Sistemas embarcados e segurança

O acesso à programação completa do evento e as inscrições poderão ser feitos no link:

http://www.cisb.org.br/bswad/