EXÉRCITO: 5º Grupo de Artilharia vai receber 16 obuseiros autopropulsado M109 A5 “Plus” BR

Fonte: ID&S com inf. de EB//

O Exército Brasileiro está se preparando para receber novas unidades do obuseiro autopropulsado M109 A5 “Plus” BR, modelo atualizado da viatura de combate, com mais recursos tecnológicos que seu antecessor. De acordo com a Força Terrestre, o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), localizado em Curitiba, será um dos primeiros a receber, a princípio, 16 unidades do armamento. Para isso, foi construído um novo pavilhão e a organização militar incorporou mais uma Bateria, aumentando seu efetivo. Além disso, o 5º GAC AP também tem promovido capacitação de pessoal.

.: Leia também: BAE envia Obuseiro Autopropulsado M109A5 BR para LAAD

A aquisição amplia a capacidade da Artilharia brasileira, tendo em vista que o produto foi desenvolvido com base nas necessidades do Exército Brasileiro. O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores. O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

OBUSEIRO
No ano passado a BAE Systems obteve um contrato de US$ 54 milhões para fornecer 32 obuseiros autopropulsados M109A5 de 155 mm atualizados para o padrão BR ao Exército Brasileiro. Os veículos são parte de uma frota de 40 M109A5s ex-US Army anteriormente concedidos pelos EUA através do processo de “excess defence articles” (EDAs). Os trabalhos de atualização dos obuseiros M109A5 são realizados nas instalações da BAE Systems em Anniston, Alabama; e York, Pensilvânia, desde outubro do ano passado. As entregas dos veículos, assim como o treinamento e suporte no Brasil, estão previstas para até o final de 2018.

ENTENDA O QUE É UM OBUSEIRO

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply