EXÉRCITO brasileiro se prepara para 5 anos de intercâmbio com os Estados Unidos

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

O Estado-Maior do Exército Brasileiro (EB) quer estreitar a cooperação com a Força Terrestre norte-americana. Segundo o EB, as ações previstas neste sentido são a Operação Culminating e a Operação Panamax. Estabelecida no ano passado por meio da portaria Nº 70, a Operação Culminating prevê cinco anos com atividades de intercâmbio entre as Forças Terrestres dos dois países, começando ainda em 2017. O plano finaliza com a Operação Culminating, que será um exercício de adestramento combinado entre os dois exércitos.

.: Leia também: COMANDANTE do Exército americano visita o Brasil para ampliar parcerias com o EB 

32543089483_b51568225c_z“A Operação Culminating será a participação de um Batalhão enquadrado no exercício de uma Brigada do Exército dos Estados Unidos, no Joint Readiness Training Center (JRTC), Fort Polk – Lousiana, no segundo semestre de 2020. Além destes militares, uma equipe de ligação participará no Estado-Maior da Brigada e uma equipe de observadores, controlador e avaliadores (OCA) participará do exercício”, explica o Exército em nota ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S).

.: Leia também: Estados Unidos divulgam novas regras de exportação de produtos de defesa

JRTC FORT POLK
O JRTC está focado em melhorar a prontidão dos militares, proporcionando treinamento altamente realista, estressante em todo o espectro de conflitos (atual e futuro). É um dos três Centros de Treinamento de “Dirt Combat” do Exército americano com recursos para treinar forças-tarefa da brigada de infantaria e seus elementos subordinados no Ambiente Operacional Contemporâneo Conjunto. Com grande ênfase no realismo, o JRTC oferece às unidades rotativas a oportunidade de realizar operações conjuntas que enfatizam as missões de força de contingência. O cenário de treinamento do JRTC baseia-se na lista de tarefas essenciais de cada organização participante e muitos dos exercícios são ensaios de missão para operações reais que a organização está programada para conduzir.

33188392992_1a3807f7cb_k

VEJA O CRONOGRAMA DA OPERAÇÃO CULMINATING

  1. Nos anos de 2016 e 2017 será realizado o planejamento do preparo e da logística para as atividades.
  2. Em 2018 e 2019, será realizada a capacitação dos oficiais e sargentos observadores, controlador e avaliadores (OCA) e conclusão da preparação logística.
  3. Em 2019, será selecionada a Organização Militar e realizada a preparação específica para o exercício.
  4. Em 2020, conclusão da preparação e participação do exercício
  5. Em 2021, Análise pós-ação da atividade como um todo e planejamento dos próximos passos de intercâmbio.

33303122726_d764a2bcef_z

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply