EXÉRCITO cria espaço cultural para promover memória das viaturas mecanizadas no Brasil

No dia 9 de janeiro, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) – 15º R C Mec (Es) – do Exército Brasileiro (EB) inaugurou o Espaço Cultural “Alameda dos Blindados”, que visa promover a preservação e reavivar a memória das viaturas mecanizadas no Brasil e no Regimento. O “Regimento General Pitaluga” busca, ainda, dentro do campo científico-cultural, levar a cabo um programa de exposições e de educação patrimonial militar, que possibilita o desenvolvimento de percepções instrutivas e históricas, de interesse para os militares e suas famílias, assim como para toda a sociedade. O Espaço também pretende atrair a atenção de pesquisadores, estudiosos da área e alunos (especialmente os das escolas públicas no entorno da Vila Militar).

.: Leia também: Herói brasileiro da Segunda Guerra Mundial é homenageado na Itália

O Espaço Cultural apresenta ao público as seguintes viaturas: M3 Half track, M8 Greyhound, M3A1 Scout Car, Fiat Ansaldo e o M41, além da torre do M3 Stuart. Além desses blindados, foi organizado, no hall da Casa de Ordens, um breve histórico do 15º R C Mec (Es), com uma linha do tempo que conta a história do Regimento, uma exposição de documentos e o uniforme do soldado boina preta da década de 1970. O objetivo é enlaçar o início da Cavalaria Mecanizada ao tempo presente. 

A solenidade de inauguração contou com a presença do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Mauro Sinott Lopes; do jornalista e professor Rafael Sayão Lobato Cilento; do auxiliar de museologia e restaurador, Alexandre Gil de Souza; do diretor Sociocultural da União dos Boinas Pretas e Amigos do Quinze (UBPAQ), Josiel José Soares; do proprietário da Loja Militar Shopping, Robson Trotta Barroso; além de militares da ativa, da reserva e convidados.

anti terrorismo

Fonte: EB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply