EXÉRCITO E FAB recebem helicóptero H225M em maio

Fonte: Helibras//

A Helibras entregou dois novos H225M no mês de maio. As aeronaves que seguiram para o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira (FAB) são as primeiras unidades de quatro previstas para entrega em 2017. O primeiro helicóptero, do Exército, é o quarto em configuração operacional, com sistemas exclusivos para as operações do Exército, e a nona aeronave do modelo recebida pela Força. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, no 1º BAvEx. Já o H225M da FAB, também o quarto em versão operacional para a Força, seguiu para a Base Aérea do Rio de Janeiro somando agora 10 helicópteros do modelo à disposição da Força Aérea.

.: Leia também:  Helibras recebe novo reconhecimento de crédito pelo programa H-XBR

Com essas duas unidades, a Helibras já contabiliza 28 H225M entregues do contrato de 50 unidades do programa H-XBR, que tem previsão de conclusão em 2022. Ao todo, a empresa deverá entregar quatro unidades do H225M para as Forças Armadas até o final de 2017. “Estamos cumprindo todas as etapas dentro dos prazos estipulados e confiantes no programa. Nossas equipes reúnem todo o conhecimento necessário para os trabalhos e estamos dentro do cronograma com todas as unidades das Forças”, disse o presidente da Helibras, Richard Marelli.

Os H225M das Forças Armadas são fabricados em Itajubá desde a inauguração da nova linha de produção da empresa, em 2012. Com o objetivo de atingir um importante nível de conteúdo nacional, a Helibras desenvolveu uma cadeia de suprimentos e fornecedores locais que atualmente conta com 37 empresas brasileiras, além de seu Centro de Engenharia próprio que desenvolve sistemas de missão específicos para os diferentes helicópteros de cada Força.  Outro importante marco do H225M neste ano inclui a qualificação da versão naval H225M, prevista para o segundo semestre.

H225M Exército (27)_1 helibras

PROJETO H-XBR
O Projeto H-XBR prevê a aquisição de 50 helicópteros de transporte EC-725 para uso da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Pioneiro na modalidade de aquisição conjunta, o projeto representa um marco da entrada do Brasil na produção de aeronaves de asas rotativas desse porte. O EC-725 realiza missões de transporte tático, de tropas, de cargas, reabastecimento em voo, busca e salvamento, combate e esclarecimento e proteção de superfície marítima. Além disso, o helicóptero é considerado fundamental para prestar apoio em calamidades públicas, como resgate e transporte em enchentes, por exemplo. Em 2014, foi entregue a primeira aeronave que teve todas as suas etapas de produção no Brasil, o que representou um marco para o Projeto H-XBR e para a indústria nacional.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply