EXÉRCITO> Entenda o Sisfron do Exército Brasileiro

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

phoca_thumb_l_065O Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) é um dos projetos estratégicos do Exército Brasileiro. O objetivo é implantar um moderno equipamento que vai permitir a fiscalização da faixa de fronteira do Brasil com 10 países sul-americanos. Nesta última quinta-feira, 5, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou um orçamento de R$ 450 milhões para o programa em 2017, quase o dobro do repasse do ano passado. Com o montante, a Força Terrestre pretende finalizar até 2018 a atual fase de implantação do projeto piloto na região da fronteira seca com o Paraguai, uma faixa correspondente a cerca de 660 km.

.: Leia também: EXÉRCITO> Sisfron terá R$ 450 milhões de recursos neste ano, diz Jungmann

Com uma fronteira com mais de 16 mil km, o Brasil possui rotas sensíveis para ocorrência de crimes transnacionais. O problema é agravado devido às características dessas regiões, que possuem acidentes geográficos, rios, vegetação nativa, baixa densidade populacional, além de baixo crescimento socioeconômico. O Sisfron vai munir o Exército com uma tecnologia que ultrapassa essas dificuldades de forma que possa atuar com maior eficácia no combate a esses crimes.

Além de garantir a segurança interna do país ao impedir entrada de drogas e armas, o sistema é considerado estratégico até para a economia do País. Um estudo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf) em 2015 mostrou uma relação direta entre a realização de operações nas fronteiras brasileiras e o aumento da arrecadação pública.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply