EXÉRCITO esclarece doação de obuseiros M109 ex-US Army

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

As primeiras unidades dos 36 Obuseiros autopropulsado M109 A5 +BR vão chegar ao Brasil em março de 2019, divulgou o Exército Brasileiro (EB). Os obuseiros, que são reformados pela BAE System, são parte de uma frota de 40 M109A5s ex-US Army anteriormente concedidos pelos EUA através do processo de “excess defence articles” (EDAs). De acordo com o EB, o Brasil não precisou pagar por esta doação. “O Material VBCOAP M109 A5 foi doado, não sendo necessário pagamento de nenhum valor de aquisição. O Exército terá apenas custos com o transporte do material dos EUA para o Brasil”, explicou.

.: Leia também: EXÉRCITO: 5º Grupo de Artilharia vai receber 16 obuseiros autopropulsado M109 A5 “Plus” BR

Ainda de acordo com o EB, os equipamentos vão chegar ao Brasil pelo Porto de Rio Grande – RS. “Haverá o recebimento técnico em Santa Maria-RS, Tiro Técnico em Rosário do Sul-RS e o recebimento definitivo em Santa Maria-RS. Após isso, os obuseiros seguirão destino para o 5º GAC AP, em Curitiba-PR, e o 3º GAC AP, em Santa Maria-RS, provavelmente até o final de junho de 2019”.

O novo modelo do M109 tem maior alcance e reduz o tempo entre o recebimento da missão tiro e o disparo em mais de 80% em relação aos modelos anteriores. O obuseiro de 155 mm de calibre incorpora um medidor da velocidade inicial do tubo, que proporciona maior precisão ao tiro, além de melhorias no sistema de posicionamento e navegação, na unidade de exibição de comando, nos rádios digitais, no sistema de controle de armas e no bloqueio de tubo remotamente acionado.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply