EXÉRCITO faz exercício de adestramento com 1.500 militares e 280 viaturas

No período de 29 de outubro a 10 de novembro, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), “Brigada Guarani”, promove as Operações Gralha Azul e Iguaçu, que consistem em adestramento avançado e experimentação doutrinária da Infantaria Mecanizada. Os exercícios ocorrem no Campo de Instrução Barão de São Borja, em Rosário do Sul (RS). Nesse contexto, entre os dias 25 e 28 de outubro, ocorreu o deslocamento de cerca de 1.500 militares e de 280 viaturas para aquela região, incluindo as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) Guarani.

.: Leia também: EXÉRCITO recebe seis viaturas Guarani equipadas com UT-30BR

Op Gralha Azul (4) (2)De 29 de outubro a 4 de novembro, durante a Operação Gralha Azul, será conduzido o Programa de Adestramento Avançado da Brigada, com ênfase nas formas de manobra Defesa de Área e Retraimento. Em uma segunda fase, de 5 a 10 de novembro, acontecerá a Operação Iguaçu, em prosseguimento à Experimentação Doutrinária da Brigada de Infantaria Mecanizada, conforme o que prevê o Projeto de Implantação das Brigadas de Infantaria Mecanizada no Exército Brasileiro.

VIATURA GUARANI
As viaturas blindadas Guarani fazem parte do Programa Estratégico do Exército Brasileiro (EB), que prevê o desenvolvimento de uma nova família de viaturas blindadas sobre rodas, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Guarani (VBTP-MR, 6X6, Guarani), possibilitando a substituição das viaturas do tipo Urutu, fabricadas pela ENGESA, em uso há mais de 40 anos.

Op Gralha Azul (5) (2)

Essa nova família de viaturas mecanizadas contempla uma subfamília média, com as versões para reconhecimento, transporte de pessoal, morteiro, socorro, posto de comando, central de tiro, oficina e ambulância; e uma subfamília leve, com as versões para reconhecimento, anticarro, morteiro leve, radar, posto de comando e observação avançada.

Fonte: EB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply