EXÉRCITO vai doar três blindados Urutu para o BOPE

O Exército Brasileiro (EB) vai doar três blindados Urutu para o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). A entrega será na próxima quarta-feira, 28 de março. Além dos Urutu, o EB também vai três veículos blindados – “Caveirão” – da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), que foram recuperados nas oficinas de manutenção da Força. As ações fazem parte do planejamento da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

.: Leia também: Cascavel brasileiro continua em operação na Líbia

Fabricados pela Engesa na década de 1980, os três Urutus, depois de repotencializados, foram empregados recentemente pelas Forças Armadas no Haiti. Agora, foram adaptados pera uso em operações especiais das forças de segurança do Estado. Os veículos receberam a cor e o emblema da caveira do BOPE e já estão prontos para serem usados em operações nas comunidades do Rio. Na semana passada, o gabinete da intervenção fez uma inspeção no BOPE.

visita-intervençao-bope

Após uma longa história de serviço em missões reais no exterior, o Urutu deve ser aposentado no Exército. Na Força Terrestre, o blindado será substituído pelas novas viaturas Guarani. O Urutu foi criado para transporte de tropas e para missões de reconhecimento. Mas se provou versátil para operar nas ruas estreitas de favelas sem danificar o asfalto e as construções. Ele ainda consegue fazer curvas mais facilmente que blindados maiores.

doação urutu

Fonte: ID&S com inf. de EB

Newsletter

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply