EXÉRCITO vai receber mais 60 obuseiros M109A5 dos Estados Unidos

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

O Exército Brasileiro (EB) vai receber mais 60 Viaturas Blindadas de Combate Obus Autopropulsadas M109A5 dos Estados Unidos. A informação foi divulgada no Boletim do EB. No documento, a Força Terrestre autoriza “o adiantamento de pagamento de recursos financeiros para os respectivos serviços de embalagem, acondicionamento e manuseio, e as taxas administrativas correspondentes”. Com informou em outra ocasião ao site Indústria de Defesa & Segurança (ID&S), os únicos custos que o Brasil tem com essas doações são com o transporte e as eventuais modernizações. Para o transporte, o EB vai gastar US$ 164.273.

.: Leia também: EXÉRCITO esclarece doação de obuseiros M109 ex-US Army

O Brasil já aceitou outra doação de outras 40 viaturas M109A5 do Exército americano, destas 32 estão sendo modernizadas pela BAE Systems para versão M109-A5 BR. As primeiras unidades têm previsão de chegar ao Brasil em março de 2019. Dois outros blindados já estão no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (PR), e estão sendo preparados para serem utilizados como treinadores.

.: Leia também: EXÉRCITO: 5º Grupo de Artilharia vai receber 16 obuseiros autopropulsado M109 A5 “Plus” BR

Com a modernização, os M109 A5 receberão uma eletrônica embarcada para navegação do veículo e posicionamento do armamento, incluindo GPS, acelerômetros, sensores e radar de boca. O objetivo principal é implementar um sistema digitalizado que dê maior agilidade e precisão à Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply