Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//
O projeto do novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) dá mais um importante passo nesta terça-feira, 22, com a inauguração da fábrica do Gripen NG no Brasil. O Brasil investiu 39,8 bilhões de coroas suecas (aproximadamente 4,8 bilhões de dólares, de acordo com a cotação do Banco Central em junho) na aeronave. Saiba mais sobre o Gripen NG.
.: Leia também: FAB> Fábrica do Gripen é inaugurada nesta terça em Gavião Peixoto, SP
O GRIPEN É POLIVALENTE
O Gripen está entre as primeiras aeronaves de caça a ter escopo de missão maior que somente o combate ar-ar. Significa que pode cobrir uma ampla gama de requisitos de missão, poupando a Aeronáutica dos custos de ter que comprar aviões dedicados ao ataque ao solo e à superioridade aérea separadamente. Ou seja, o Gripen pode desempenhar simultaneamente missões ar-ar, ar-terra e de reconhecimento, podendo mudar de função enquanto no ar. O Gripen NG pode desempenhar uma série de missões, a qualquer tempo e em todos os tipos de clima.
.: Leia também: SETOR ESPACIAL> Restrições em Alcântara geram perda anual de cerca de US$ 2 bi ao Brasil, revela MD
AUTONOMIA E RAIO DE AÇÃO
O raio de combate máximo do Gripen NG na configuração ar-terra é de aproximadamente 800 nm (1.500 km). Esse perfil de missão inclui o voo até o alvo, o lançamento dos armamentos ar-terra, e depois o retorno até a base. O raio de combate efetivo depende da configuração da carga paga da aeronave, seus perfis e a disponibilidade de tanques de combustível externos. O raio de combate do Gripen NG atende às necessidades das forças aéreas em todo o planeta, mas com um custo bem inferior ao de seus concorrentes. O tempo máximo na estação em uma missão depende das cargas realizadas e da distância da base para a estação de patrulhamento do combate aéreo. Em uma configuração típica AR-AR, por exemplo, o Gripen NG pode patrulhar por mais de duas horas.
REABASTECIMENTO AR-AR
O Gripen NG está equipado para realizar reabastecimento AR-AR segundo o sistema probe-and-drogue do padrão OTAN. Essa habilidade aumenta o raio de combate e/ou tempo na estação consideravelmente – de fato, podem ser feitas missões de mais de oito horas.
MANOBRABILIDADE
O Gripen NG possui configuração do canard/asa delta com estabilidade flexibilizada. Um sistema triplo de controle de aerodinâmica fly-by-wire permite estabilidade e um voo preciso com manobras altamente ágeis. Isso ajuda os pilotos ao otimizar seus comandos ao longo de todo o alcance do voo, o que também reduz o esforço necessário para executar manobras exigentes. O sistema de controle de voo compensa as difíceis condições ambientais e minimiza o arrasto. O sistema é altamente testado e garante um voo seguro e tranquilo, não permitindo que o piloto sobrecarregue a aeronave, exceto em emergências.
SISTEMA DE ARMAMENTO
Gripen NG possui armas para todos os tipos de missão, desde bombas guiadas para missão de precisão com poucas avarias colaterais, até mísseis ágeis e de longo alcance AR-AR e armamentos pesados antinavios. Além disso, a aeronave possui ataque de precisão inerente e capacidade de permanecer de prontidão. O Gripen NG monoposto possui o canhão Mauser BK27 de 27 mm. Essa arma pode ser usada em ataques AR-TERRA contra alvos terrestres e oceânicos e serve para missões de policiamento do espaço aéreo. O Gripen NG também pode transportar casulos e sensores para reconhecimento e missões especiais. Entre eles, Litening, Reccelite, casulos DJRP e MRPS. A integração da aeronave é bastante simples. Isso a torna uma das preferidas entre as fabricantes de armas, já que podem rápida e facilmente usar o Gripen para desenvolvimento.
CAPACIDADES CENTRADAS EM REDE
Um dos principais pontos do Gripen NG é sua capacidade de encontrar e explorar informações. Por isso, desenvolveram-se amplas capacidades de guerra centradas em rede, inclusive com sensores avançados e grande foco em data links para compartilhar a informação dentro de uma unidade tática do Gripen NG ou com forças da OTAN. A funcionalidade de fusão dos sensores do Gripen NG é crucial para comunicar a detecção de todos os alvos e as informações de rastreamento para o piloto. Isso transforma a superioridade da informação em alta análise da conjuntura. Os aviões de combate Gripen NG compartilham todas as informações por meio de data links, inclusive o Link 16 da OTAN. Este aspecto é chave para a superioridade da informação da aeronave. Além disso, cada piloto pode receber dados de controladores no solo ou no ar. Um CAS digital e um video link permitem ainda mais benefícios nas comunicações.
PAÍSES QUE USAM O GRIPEN NG
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE PILOTOS DA FAB
- Formação de pilotos do Gripen será em Anápolis
- Conheça as etapas de formação de um piloto de caça da FAB
- Pilotos da FAB compartilham experiência de voar o Gripen
- Pilotos da FAB voam no caça Gripen pela primeira vez
VEJA TAMBÉM EM
2 Comentários
Ótima matéria, parabéns!
Belissima matéria