FAB encomenda mais um Airbus C295 SAR

O Brasil encomendou mais uma aeronave Airbus C295 SAR (busca e salvamento), denominado SC-105 Amazonas na FAB, que, eventualmente, elevará a 15 o número total de C295s em serviço pela Força Aérea Brasileira (FAB). Esse pedido constitui a reafirmação de uma opção inserida em um contrato anterior de 2014. A encomenda foi assinada no final do ano passado e, portanto, será incorporada à carteira de pedidos de 2017. As três aeronaves SAR servirão ao lado de 12 C295s configurados para transporte que já foram entregues.

.: Leia também: FAB: Esquadrão Pelicano incorpora nova aeronave SC-105 Amazonas SAR

O primeiro dos três aviões SAR foi entregue no ano passado e realizou um tour muito bem-sucedido de cinco semanas por quatro continentes antes de chegar ao Brasil. A aeronave demonstrou sua habilidade de patrulha marítima e recursos de busca e salvamento em uma ampla gama de ambientes, tendo registrado 100% de disponibilidade durante o tour. O segundo FAB C295 SAR será entregue em 2019 e o terceiro em 2020.

Mais de 200 C295s já foram encomendados por 26 países. Na região da América Latina, mais de 100 aeronaves de transporte militar da Airbus estão em operação. O primeiro SC-105 Amazonas da FAB, do Esquadrão Pelicano, especializado em busca e salvamento, foi enviado para a Argentina para ajudar nas buscas do submarino ARA San Juan.

SC-105 AMAZONAS
O SC-105 Amazonas da FAB é equipado com recursos de varredura eletrônica dedicados às missões de busca e salvamento. Com um sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infra-vermelho, o avião permite realizar buscar pelo calor, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.

Fonte: FAB

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply