FAB vai receber versão busca e salvamento de SC-105 Amazonas em junho

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai receber a primeira de duas unidades de SC-105 Amazonas, na sua versão destinada a missões de busca e salvamento (SAR, do inglês Search and Rescue) em junho. Contratado em dezembro do ano passado por mais de 153 milhões de euros, o programa prevê reposição e contrato de offset, além das duas aeronaves da Airbus Military. De acordo com a FAB, as duas aeronaves serão alocadas ao Esquadrão Pelicano, sediado na Base Aérea de Campo Grande (Ala 5), unidade especializada em missões de busca e salvamento. Na unidade, devem substituir os SC-105 Amazonas da versão de transporte que atuavam como aeronaves SAR.

.: Leia também:  FAB altera decisão e vai adquirir menos aeronaves C295 do que planejado

O novo modelo, diferente da versão original, terá sistemas específicos para a missão, como o radar de busca da aeronave é o Elta EL/M-2022A(V) Model 3, com capacidade de detectar alvos tão pequenos quanto um bote, e acompanhar alvos em movimento na superfície, além de poder monitorar até 640 alvos ao mesmo tempo, em um raio de 200NM.

13877817945_e37f1517aa_k

O sistema eletro-óptico infravermelho embarcado no SC-105 SAR também permite operação noturna e diurna. No sistema FLIR Star Safire III, a câmera TV, responsável por imagens coloridas, tem um zoom de 18 vezes e capacidade de operar em ambiente de baixa luminosidade, o sensor infravermelho conta com zoom de 71 vezes e funciona detectado o contraste termal, ou seja, por diferença de temperatura consegue gerar uma imagem independente de luz ambiente.

Para busca visual, a aeronave conta com quatro de observação, ao contrário de duas instaladas nas atuais aeronaves empregadas no Esquadrão Pelicano. O Esquadrão Pelicano é a unidade da FAB especificamente voltada para missões de busca e salvamento. Contudo, outros esquadrões desempenham essa missão. Veja abaixo a lista com o nome do Esquadrão, sua sede e aeronaves utilizadas:

  •  Esquadrão Falcão – Belém (PA) H-36 Caracal
  • Esquadrão Puma – Rio de Janeiro (RJ) H-36 Caracal
  • Esquadrão Pantera – Santa Maria (RS) H-60 Black Hawk
  • Esquadrão Harpia – Manaus (AM) H-60 Black Hawk
  • Esquadrão Orungan – Salvador (BA) P-3AM Orion
  • Esquadrão Phoenix – Canoas (RS) P-95 Bandeirante Patrulha
  • Esquadrão Netuno – Belém (PA) P-95 Bandeirante Patrulha
  • Esquadrão Gordo – Rio de Janeiro (RJ) C-130 Hércules
  • Esquadrão Guardião – Anápolis (GO) R-99
  • Esquadrão Pelicano – Campo Grande (MS) SC-105 Amazonas e H-1H 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply