FIEMG> Centro Tecnológico do Senai em Minas desperta interesse das Forças Armadas

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

O Centro de Inovação e Tecnologia Senai FIEMG (CITEC) tem despertado interesse das Forças Armadas e da indústria de defesa nacional. O campus, que fica em Belo Horizonte, está passando por uma modernização e já abriga três institutos de inovação e cinco de tecnologia. As pesquisas na área da Metalurgia e Ligas Minerais são as que mais chamam atenção das Forças Armadas. Segundo a Fiemg, a parceria ainda está no nível de conhecimento do trabalho desenvolvido pelos laboratórios.

.: Leia também: NEGÓCIOS> Embraer procura novos fornecedores no Rio Grande do Sul

No mesmo campus, fica um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia da Embraer com cerca 1.500 m². Alguns dos 160 engenheiros que desenvolvem pesquisas para empresa no laboratório também integram a equipe do projeto do KC-390. Segundo a federação, a presença da multinacional no campus possibilita o intercâmbio com alunos, já que muitos engenheiros aproveitam o laboratório aberto para desenvolver outros tipos de pesquisas.

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) é uma das universidades que forma engenheiros para a Embraer na área de engenharia aeronáutica. Ainda segundo a Fiemg, muitos pesquisadores do campus são formados pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), o que facilita o intercâmbio com as forças.

Além da Embraer, CSEM e BIOMINAS também desenvolvem pesquisas no campus. O laboratório de microeletrônica orgânica da CSEM abriga pesquisadores de dez nacionalidades e é maior que a matriz da empresa na Suíça.

 

MODERNIZAÇÃO

Os investimentos na modernização do campus já passam dos R$ 160 milhões e a estimativa é que alcance a cifra de R$ 300 milhões. Com o financiamento do BNDES, apoio e consultoria da Fundação Alemã Fraunhofer e também do ITA, foram definidos os oito institutos que comporiam o Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG – Campus CETEC. Os institutos estão divididos em duas categorias: Institutos SENAI de Inovação – ISI e Instituto SENAI de Tecnologia – IST.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply