GIGANTE DA RÚSSIA planeja exportar soluções de alta tecnologia para América Latina

Fonte: Rostec//

A Rostec anuncia a criação da nova companhia RITE (Russian IT Export), responsável pela promoção e exportação de produtos de TI fabricados em território russo. A apresentação da empresa ocorreu durante o Fórum Internacional “Indústria Digital da Rússia Industrial (CIPR-2017)”. Utilizando o sistema de interação interestatal e a ampla rede de escritórios representativos da Rostec, a RITE terá como principal atividade apresentar e promover a venda de produtos e serviços integrados de TI para os principais sócios da Rússia, em especial os países que possuem boas relações políticas, econômicas e comerciais. Entre os principais mercados, destacam-se a América Latina e a África, além dos países do Sudeste Asiático e dos que integram a Comunidade Econômica Euroasiática.

.: Leia também: ROSTEC oferece soluções integradas de segurança para América Latina

“Temos uma série de vantagens neste momento”, afirma Vasily Brovko, diretor de Comissões Especiais da Rostec e Presidente do Conselho de Administração da RITE. “Em primeiro lugar, estamos dispostos a oferecer aos nossos sócios estrangeiros produtos totalmente personalizados. Neste sentido, a RITE surge com ampla competência nos campos de consultoria estratégica, gestão e assessoria legal. Em segundo lugar – e ao contrário de outras empresas no mercado global -, iremos oferecer aos nossos clientes a transferência de direitos aos diversos sistemas de TI criados através dos acordos de cooperação”, explica o executivo.

“Os produtos serão competitivos em termos de preço, principalmente devido ao custo relativamente baixo das soluções de TI da Rússia e as baixas taxas de câmbio do rublo (moeda russa)”, complementa Brovko.

A RITE concentrará sua atuação nos segmentos do mercado B2B, em especial B2G – principalmente porque grande parte das soluções são apresentadas como produtos integrados, sendo a maioria destinada para a área governamental. A nova exportadora de TI da Rússia conta ainda com grande apoio da Corporação Rostec no âmbito político: o conglomerado oferecerá condições únicas para que a RITE realize acordo com autoridades dos países sócios.

“Para cada nação, estamos dispostos a oferecer termos e condições individuais. Em geral, a RITE atuará como um consórcio que reunirá diferentes soluções e companhias. No entanto, em algumas situações e de acordo com a licitação em vigor, será necessário que um sócio local firme acordos de concessão com os governos locais. E essa é uma das principais vantagens da RITE: estamos prontos para firmar várias parcerias e acordos de cooperação com o objetivo de executar corretamente as operações, tanto do ponto de vista legal como financeiro, evitando riscos aos nossos parceiros”, declara Egor Ivanov, gerente-geral da RITE.

O novo braço de exportação de produtos de TI da Rostec está atualmente negociando com mais de 40 empresas da Rússia. A expectativa é de firmar novos negócios com mais de 50 países. Para muitas dessas empresas presentes em território russo, a entrada independente em mercados estrangeiros é dificultada pelos altos custos financeiros. Neste sentido, a RITE surge para estimular a promoção da tecnologia da Rússia no exterior, visando a colaboração e a concretização de acordos.

SOBRE A ROSTEC
A Corporação Rostec foi fundada em 2007 para apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a exportação de produtos industriais de alta tecnologia para o uso civil e militar. É um conglomerado estatal da Federação da Rússia que detém aproximadamente 700 empresas, incluindo 11 holdings que formam o complexo militar-industrial e três grupos empresariais que atuam na indústria civil. Conta ainda com o controle direto de 80 companhias e marcas de renome mundial em seu portfólio, como a AVTOVAZ, KAMAZ, Consórcio Kalashnikov, Helicópteros da Rússia, VSMPO-AVISMA e Uralvagonzavod entre outras. A companhia está presente em 60 entidades constituintes da Rússia e exporta sua produção para mais de 70 nações. A receita da Rostec em 2016 foi superior a 1,266 trilhão de rublos, enquanto o lucro líquido consolidado totalizou 88 bilhões de rublos. O Ebitda atingiu 268 bilhões de rublos. De acordo com a estratégia da Rostec, a tarefa principal da companhia é garantir o domínio tecnológico da Rússia no mercado global de alta competitividade. Entre as metas-chave da empresa, destaque para a integração entre as novidades tecnológicas e a digitalização da economia da Rússia.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply