GOVERNO> Base dos Açores e KC-390 são temas de acordo entre Temer e António Costa

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

A construção do KC-390 da Embraer, que tem parte de suas peças produzidas na cidade portuguesa de Évora, e o Centro Internacional de Investigação dos Açores foram pauta da reunião de Michel Temer com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa. Costa comemorou que o patamar das agendas bilaterais deixou de ser apenas comercial para se desenvolver também nos campos científico e tecnológico e disse que a relação com o Brasil começa a se restabelecer após “mais de três anos” de pausa.  “Temos esperança de que Portugal logo encomende uma fornada de aviões da Embraer”, brincou Temer.

.: Leia também: INTERNACIONAL> Secretário da ONU convoca países da CPLP a serem ‘pontes’ para combate ao terrorismo

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????Um ponto dos acordos assinados visa a aprofundar os trabalhos para a participação do Brasil no Centro Internacional de Investigação dos Açores, cuja missão será orientada para o desenvolvimento científico, tecnológico e empresarial frente aos desafios das alterações climáticas. Costa e Temer participaram da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve a presença do futuro secretário-geral das Nações Unidas, o português António Guterres.

MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA

Após a assinatura de quatro acordos entre os países, Temer sugeriu que Portugal atuasse como “porta-voz” nas negociações entre o Mercosul e a União Europeia para que os dois blocos finalmente cheguem a um acordo de trocas comerciais. Segundo o presidente brasileiro, “há um bom período que Mercosul e União Europeia tentam formalizar” o acordo, que em sua opinião deveria ser fechado “o mais rapidamente possível”.

Em resposta, o primeiro-ministro de Portugal prometeu ser “advogado” brasileiro nas negociações. “O que posso testemunhar é que o Brasil contará sempre com Portugal, não diria como porta-voz, mas, pelo menos, como advogado, nestas negociações entre Europa e o Mercosul, porque é uma área onde os interesses do Brasil e de Portugal coincidem. Quanto mais estreita for a relação entre Europa e Mercosul, mais estreita será relação entre Portugal e o Brasil”, disse.

Além de memorandos e declarações conjuntas nas áreas de investigação científica e colaborações na região antártica, os líderes dos dois países concordaram em criar um prêmio de literatura infantil e juvenil de língua portuguesa. Temer e os demais chefes de Estado e de Governo dos nove países-membros da CPLP concordaram em apoiar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a ampliação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

338a684b-2623-4075-a5b7-b30d67249b16

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply