GOVERNO> Jungmann tenta estreitar laços comerciais com São Tomé e Príncipe

Fonte: Ministério da Defesa//

Em viagem oficial à África, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu com o Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada, e o Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, no último sábado, 3. O objetivo do encontro foi fortalecer os laços comerciais e de cooperação bilateral entre os países.São Tomé e Príncipe é um país insular situado no Golfo da Guiné que integra a CPLP e mantém estreita ligação com o Brasil no âmbito da defesa. Com vistas a contribuir para a formação de uma guarda costeira santomense, o Brasil estabeleceu junto ao país africano um Núcleo de Missão Naval, em modelo semelhante ao adotado na Namíbia (cuja Marinha foi formada pelo Brasil) e em Cabo Verde.

.: Leia também: GOVERNO> Temer cancela doação de 3 tucanos para Moçambique

A Marinha brasileira também atuou na Operação Obangame, exercício multinacional de combate à pirataria no Golfo da Guiné. Em maio de 2015, na XVI Reunião dos Ministros de Defesa da CPLP, realizada em São Tomé, foram abordados temas como o combate à pirataria, poluição marítima e tráfico internacional de seres humanos e drogas.

Na ocasião, Jungmann formalizou o convite para que participem, em novembro de 2016, do encontro da Comunidade do Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Brasília. Jungmann representou o presidente Michel Temer, na cerimônia de posse Evaristo Carvalho.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

Leave A Reply