GOVERNO> Ministério da Defesa publica Plano de Dados Abertos

Fonte: MD//

O Ministério da Defesa (MD) divulgou o Plano de Dados Abertos (PDA), documento que define os parâmetros de implementação da Política de Dados Abertos da pasta. Segundo o MD, as informações divulgadas vão “viabilizar o surgimento de novos negócios, aumentando a transparência da gestão pública e contribuindo com a sociedade na melhoria da qualidade dos dados”. Ainda segundo a pasta, as informações poderão ser divulgadas no portal de Dados Abertos do governo federal, sem necessidade de solicitações prévias. O sistema permite a consulta de dados relacionados ao serviço militar, atividades ligadas à operações de paz, convênios e programas ligados ao Departamento Calha Norte, informações relacionadas à projetos do MD, entre outros.

.: Leia também: ORÇAMENTO> Lei destina recursos extras aos Ministérios da Defesa e da Justiça

A consolidação do PDA ocorreu a partir da consulta pública realizada no primeiro semestre de 2016, e da revalidação das propostas por parte de várias áreas do ministério. “O PDA será um instrumento muito importante para que o MD possa divulgar informações e serviços de interesse da sociedade” ressaltou o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Sergio Luiz Goulart Duarte.

O Plano atende aos Decretos nº 8.777 e nº 8.638 que discorrem, respectivamente, sobre a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal e a Política de Governança Digital. O PDA também atende à Lei de Acesso à Informação. “Em breve, serão nomeados os membros do Comitê de Governança Digital, no âmbito da Pasta, que deverão coordenar os trabalhos relativos ao tema”, explicou o atual coordenador de Planejamento Estratégico e Controle, Luiz Alexandre Rodrigues Silva.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply