GOVERNO> Serra e Jungmann criam agenda comum para fomento da indústria de Defesa

Fonte: Ministério da Defesa//

Os ministros Raul Jungmann, da Defesa, e José Serra, das Relações Exteriores, deram início à definição de uma agenda comum entre as duas pastas, com a ampliação de parcerias, em reunião ocorrida ontem, dia 10 de novembro. Entre as convergências existentes nas pastas foi apresentados temas como a participação do Brasil em Missões de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a cooperação em defesa na América do Sul, a segurança das fronteiras, os projetos estratégicos das Forças, o financiamento para a base industrial de defesa, a exportação de produtos de defesa e a cooperação militar internacional, entre outros.

.: Leia também: CONJUNTURA> Skarf e Jungmann farão reuniões trimestrais para alavancar setor

O ministro da Defesa considerou o encontro “histórico” e celebrou o fato de que, a partir de agora, os dois ministérios tratarão de forma mais sistemática assuntos da agenda comum. “São dois órgãos de Estado, que representam a soberania do Brasil. Daqui, vamos tirar um mecanismo de consulta permanente, no qual teremos essas duas pernas do Estado brasileiro atuando de forma mais conjugada, mais próxima, e, sobretudo, de acordo com os interesses diplomáticos, de Defesa, econômicos e comerciais do Brasil”, disse.

.: Leia também: GOVERNO> Adidos militares farão papel de promoção comercial para indústria de Defesa, diz Basílio

Participaram do encontro, realizado no Ministério da Defesa, os comandantes do Exército, general Eduardo Villas Bôas, da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Rossato, o chefe do Estado Maior-Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, os secretários-gerais da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, e do Itamaraty, Embaixador Marcos Galvão, o presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP (CONSEX), Embaixador Rubens Barbosa, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Embaixador Roberto Jaguaribe, além de subsecretários e chefes de departamento de várias áreas do Ministério das Relações Exteriores.

.: Leia também: COOPERAÇÃO> Brasil vai enviar blindados Guarani e Super Tucanos para o Líbano, diz Jungmann

Também participaram do encontro o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Flávio Basilio, o chefe de Assuntos Estratégicos, brigadeiro Alvani da Silva, o chefe de Operações Conjuntas, general Claudio Moura, e, representando o Comandante da Marinha, o chefe de Logística, almirante Luiz Henrique Caroli.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply