GOVERNO> Tropas brasileiras devem sair do Haiti em 15 de abril

Fonte: ID&S//

As tropas brasileiras devem sair do Haiti em 15 de abril. A decisão, que ainda não foi formalmente divulgada pelo governo brasileiro, foi anunciada pela ONU em outubro do ano passado, quando a missão brasileira deveria ter sido concluída. Em dezembro, as Nações Unidas sugeriram que o Brasil substituísse a missão de paz no Haiti por outra de cunho político, focada no fortalecimento da polícia haitiana e no estado de direito. Mas, internamente, há uma forte pressão das autoridades do Itamaraty e das Forças Armadas para que o governo de Michel Temer opte pela retirada completa. O argumento é que o País não precisa mais do apoio dos 850 militares brasileiros já que a eleição presidencial foi concluída.

.: Leia também: HAITI> Missão de paz brasileira será estendida por mais 6 meses, divulga ONU

Há 12 anos o Brasil envia tropas em missão de paz para o Haiti. O efetivo corresponde a 42% de todos os militares estrangeiros em operação no País. Uma corrente defende que a retirada das tropas brasileiras seja gradual. Chile e Uruguai, que também compõe a missão, já anunciaram suas saídas.

.: Leia também: MARINHA> 200 fuzileiros navais vão em missão para o Haiti

A Minustah, missão de paz da ONU no Haiti, é composta por 2.730 soldados e 2.601 policiais. Foi criada em 2004 para restabelecer a normalidade institucional no Haiti depois de sucessivos episódios de turbulência política, que culminaram com a partida do então presidente Jean Bertrand Aristide para o exílio.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply