GRIPEN E voa em velocidade supersônica pela primeira vez

A Saab, empresa de defesa e segurança, anunciou que o caça inteligente Gripen E voou em velocidade supersônica pela primeira vez. A aeronave quebrou a barreira do som sobre o Mar Báltico no dia 18 de outubro. O Gripen E é a versão sueca do Gripen NG, contratado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

.: Leia também: GRIPEN: Pressionada, SAAB anuncia diretor geral para fábrica em São Bernardo do Campo

O caça inteligente Gripen E voou em velocidades superiores à do som – acima de Mach 1 – como parte do atual programa de testes de voo. O objetivo era coletar dados da aeronave ao atingir e manter velocidades supersônicas. O voo aconteceu sobre o Mar Báltico e a aeronave sustentou velocidades supersônicas por diversos minutos enquanto realizava manobras, demonstrando a poderosa e bem sucedida combinação de seu design com o potente motor.

“Como pilotos do Gripen, estamos acostumados a velocidades extremas, mas quebrar a barreira do som com uma aeronave pela primeira vez ainda é um momento especial. É importante que a aeronave faça com suavidade a transição durante o que chamamos de zona transônica (próxima à barreira do som) e ela certamente passou no teste, foi bastante suave”, disse Marcus Wandt, piloto de teste da Saab.

Ao receber a notícia, Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronautics da empresa, declarou: “Marcos individuais como este voo supersônico demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e servem para validar o modelo. É mais uma prova de que o programa de teste de voo do Gripen E está indo muito bem, enquanto mantemos o foco no cronograma de entrega para os nossos dois clientes”. O novo marco atingido foi precedido de 20 horas de voo desde o primeiro teste no ar em 15 de junho deste ano.

Fonte: Saab

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply