Gripen leva Brasil ao primeiro mundo

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

Ontem foi um dia histórico para a indústria de Defesa brasileira.  O início das operações do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, em Gavião Peixoto (SP), sela a operacionalidade da estratégia brasileira de adquirir a tecnologia necessária à construção de aviões caça de primeira qualidade.

.: Leia também: FAB> 8 coisas que você precisa saber sobre o Gripen NG

foto-inauguracao-embraer-saabA união da  Saab com a Embraer é possível devido ao alto grau de profissionalismo e tecnologia da empresa  brasileira, totalmente capaz de absorver em um primeiro momento e, posteriormente, desenvolver  as expertises necessárias para  a construção de um avião militar do nível do Gripen.

Por outro lado, a Saab tem virtudes únicas para ser a parceira da Embraer e do Brasil neste projeto.  É uma empresa com tecnologia própria e vê com abertura a transferência de sua tecnologia para a pareceria ora firmada com a Embraer.  A Saab, segundo seus diretores, procura nessa parceria uma penetração maior no mercado latino americano e em mercados onde o Brasil já é um supridor de produtos de Defesa.  O Centro ora inaugurado para construir os aviões comprados pelo Brasil, pode em um segundo momento apoiar vendas conjuntas das duas companhias a outras nações.

.: Leia também: FAB> Fábrica do Gripen é inaugurada nesta terça em Gavião Peixoto, SP

Portanto, a partir de agora, o Brasil “muda de liga” no que se refere à indústria aeronáutica militar. Estamos agora entre as nações que possuem uma indústria de defesa capacitada em tecnologia de ponta no que se refere à construção de caças.

Como sempre é bom lembrar, isto significará além de uma melhor capacitação de nossas Forças Armadas para atenderem as tensões que já se pronunciam para os próximos anos, na transmissão destes conhecimentos à nossa cadeia produtiva de defesa em um primeiro momento e na incorporação e propagação destes conhecimentos para a nossa indústria, gerando riquezas, produtos e serviços novos para o país.

Enfim, em um cenário de notícias preocupantes, o dia de ontem mostrou que há razões para continuarmos otimistas com o nosso País.

20161122_gripen_03

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

 

Leave A Reply