H-XBR > Helibras já iniciou montagem de simulador do EC725 no Rio de Janeiro

Fonte: Helibras/

O Full Flight Simulator (FFS) do novo Centro de Treinamento e Simuladores (CTS) da Helibras já está no Brasil, em fase de instalação no Rio de Janeiro. Localizado no bairro carioca de Recreio dos Bandeirantes, o CTS faz parte do contrato do projeto H-XBR, firmado com o Ministério da Defesa para o fornecimento dos helicópteros EC725 às Forças Armadas, que inclui treinamento e suporte. O FFS é capaz de realizar treinamentos tanto para a operação da aeronave militar EC725 quanto para as versões civis. A previsão é de que o CTS inicie suas atividades no quarto trimestre de 2015.

A escolha da capital carioca para a construção do novo CTS da Helibras se deu em função da proximidade com clientes militares e do segmento offshore, que operam as duas versões do modelo, e pelo fácil acesso nacional e internacional através dos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim. Além dos benefícios para as operações militares do EC725, a implantação do banco de dados do EC225 contribuirá para o treinamento dos pilotos do segmento offshore, que hoje dependem unicamente de treinamentos no exterior.

O CTS contará com o que há de mais moderno em termos de simuladores de voo para helicópteros. O FFS permitirá ao piloto realizar a sua qualificação de tipo, treinamentos recorrentes, treinamentos de situações de emergência, entre outros. O simulador virá com uma base de dados visual de todo o território nacional, desenvolvida especialmente para os operadores brasileiros. A tecnologia tornará os treinamentos o mais próximo possível de cada realidade operacional, seja para os pilotos do segmento Oil&Gas – com o EC225 –, ou para os pilotos militares que operam o EC725.