HISTÓRIA> 1973: Caça inglês Harrier MK52 sobrevoa Copacabana

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança//

caça-inglês-Harrier-MK52 Um caça inglês Harrier MK52 foi visto sobrevoando a praia de Copacabana em 1973. Na época, a Força Aérea Brasileira (FAB) pretendia comprar um novo avião de combate. O Harrier chegou a fazer manobras no porta-aviões Minas Gerais.

.: Leia também: HISTÓRIA> Mistério de submarino alemão afundado na 1° Guerra perto de ser desvendado

No entanto, a escolha tomada na época foi pelos medianos Aermacchi EMB 126, batizados aqui de Xavante. Projetado em 1968, o Harrier era muito superior. Mas, como somente Inglaterra, Irlanda do Norte e Escócia possuíam esse modelo de caça, o Brasil achou que a aeronave não funcionaria muito bem por aqui. Ledo engano. Os Xavantes, além de já serem ultrapassados na Itália, se provaram fracos e frágeis. Além disso, se fossem colocados em um combate seriam facilmente abatidos.

O caça inglês teve seu batismo de fogo nas Malvinas em 1982, onde abateram com facilidade os mais velozes Mirages da Argentina. Depois disso, vários países compraram o caça inglês que decola igual helicóptero e pode pousar até no teto de um edifício. Hoje, até os EUA os possuem.

 

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply