HISTÓRIA> Mistério de submarino alemão afundado na 1° Guerra perto de ser desvendado

Fonte: DW//

Engenheiros de cabos náuticos podem, por acaso, ajudar a solucionar um dos maiores mistérios da Primeira Guerra Mundial: o intrigante afundamento de um submarino alemão por um barco patrulha britânico, na costa da Escócia, em 1918. O submarino foi achado, como anunciado na última quarta-feira (19/10), pelos engenheiros náuticos que trabalham em um projeto para fazer uma ligação de cabos de energia entre Escócia e Inglaterra. As imagens sonares mostram uma embarcação de 45 metros de comprimento surpreendentemente preservada, quase 100 anos depois de ter sido afundada.

.: Leia também: INTERNACIONAL> Cobre financia compra de tanques no Chile

36089709_403O UB-85, que supostamente teria sido atacado por um monstro marinho enquanto navegava, era um dos 375 submarinos alemães que navegaram na Primeira Guerra Mundial. Sabe-se que ao menos 12 embarcações britânicas e alemãs afundaram na região. “Esses destroços são do famoso UB-85 ou de seu ‘submarino irmão’ UB-82″, afirma Innes McCartney, um arqueólogo náutico da Universidade de Bournemouth.

O submarino UB-85, que navegava na superfície do mar em 30 de abril de 1918, foi afundado pelo barco patrulha britânico HMS Coreopsis. Para a surpresa dos britânicos, não houve a necessidade de trocar tiros, já que a tripulação alemã simplesmente se rendeu. Mas por que o submarino estaria na superfície do mar em plena luz do dia? Após a rendição, o comandante Günther Krech teria dito aos britânicos que um monstro misterioso havia danificado a sua embarcação de forma tão severa que ela não tinha mais condições de submergir e, por isso, havia se tornado uma presa fácil.

Ele contou a história de como o submarino estava recarregando suas baterias à noite quando “um monstro estranho emergiu do mar com grandes olhos, situados em um tipo de crânio pontiagudo, com uma cabeça pequena e dentes que brilhavam ao luar”. Krech, diz a lenda, explicou que a tripulação chegou a lutar contra o monstro marinho, mas que ele era tão grande que fez o submarino inclinar para estibordo, até desaparecer. Mas o dano à embarcação já tinha sido feito.

image-1419568293“Nós estamos certamente próximos de resolver o chamado mistério do UB-85 e a razão de seu afundamento – por falha mecânica comum ou algo que é menos fácil de ser explicado”, conta McCartney. Mas talvez uma grande criatura do mar pode realmente ter destruído o submarino. Gary Campbell, responsável pelos Registros Oficiais de Observação do Monstro do Lago Ness, diz que a história contada pelo comandante alemão pode ser verdade. “A área onde o ataque ocorreu tem uma história de observações de monstros do mar”, afirma.

Se foi ataque de um monstro marinho ou não, “as imagens que obtivemos dos escâneres submarinos são incrivelmente detalhadas”, conta Peter Roper, da companhia ScottishPower. E, além disso, há ainda uma fascinante história por trás da embarcação. “Eu estou provavelmente no lado dos historiadores que acreditam que a simples captura da embarcação é mais fácil de ser explicada do que um ataque por um monstro do mar”, afirma Roper. “‘Uma criatura marinha atacou meu submarino’ pode ser uma das desculpas mais fantasiosas de todos os tempos.”

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

 

 

Leave A Reply