IACIT apresenta sistemas exclusivos na Expodefensa

Com forte atuação na área de desenvolvimento e inovação, a IACIT estará presente na Expodefensa, apresentando tecnologias exclusivas ao mercado da América Latina. A empresa integra o estande da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) durante o evento sediado na capital da Colômbia, de 4 a 6 de dezembro e mostrará as soluções em bloqueio de drones, o Radar OTH (Over the Horizon) e o sistema de navegação aérea DME 0200.

.: Leia também: Empresas brasileiras participam da Expodefensa de olho no mercado da América Latina

Desenvolvida para atender a uma demanda do Exército Brasileiro, a IACIT é a única empresa brasileira a contar com a solução DRONEBlocker, que protege contra a ameaça de drones não autorizados. O sistema foi utilizado com enorme sucesso pelo EB durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e hoje já está em países como Argentina, Panamá, Colômbia e Peru. O bloqueador de drones também vem sendo utilizado por empresas nacionais para garantir a segurança de complexos industriais e até mesmo para evitar a invasão de privacidade de eventos particulares, como casamentos de celebridades.

Com tecnologia 100% nacional, o DRONEBlocker conta com sensores para detecção, identificação e rastreio, além de radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças. A solução possui também um sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I), que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. Ao ser acionado, o DRONEBlocker interfere na frequência de atuação dos drones não autorizados, forçando-os a pousar.

O sistema de bloqueio de drones não foi o único desenvolvido pela IACIT. A empresa também conta com soluções para o bloqueio de comunicação celular e por rádio. O COMBlocker é ideal para a criação de salas seguras, por exemplo, realizando o bloqueio do sinal em áreas específicas, sem afetar a vizinhança. Para isso, o sistema conta com antenas específicas que operam de acordo com a potência e frequência ajustadas.

Para a proteção de comboios e tropas há ainda o RCIEDBlocker, que opera contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED). O sistema da IACIT bloqueia ou interfere na comunicação dos sistemas que farão o acionamento dos explosivos, como rádios, celulares e controles remotos, mesmo aqueles operados por bluetooth ou por redes wireless.

RADAR ALÉM DO HORIZONTE
A IACIT também apresentará na Colômbia o primeiro Radar Além do Horizonte ou “Over The Horizon” (OTH) já desenvolvido no Brasil. Em operação no Rio Grande do Sul desde o final de 2016, o sistema exclusivo foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e contou com apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país.

A tecnologia nacional adota o conceito de “surface wave” (onda de superfície) para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado. O conceito “surface-wave” garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta. Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitoração além do horizonte de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO DME 0200
Na área de navegação aérea, a IACIT levará o DME 0200, outro sistema cuja tecnologia é exclusiva da empresa, que já tem três equipamentos instalados e operando em aeroportos do Brasil. O DME 0200 é o primeiro a ser integrado no sistema de navegação DME/DME em implantação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), cujo objetivo é implantar a Navegação Baseada em Performance “PBN” (Performance Based Navigation). A navegação DME/DME se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN numa área terminal (TMA).

O DME 0200 da IACIT foi desenvolvido com emprego de tecnologia digital de última geração, tendo sido projetado e construído de forma compacta e grande eficiência energética, com potencial para atender as demandas do mercado nacional e internacional. Além disso, o sistema da IACIT possui certificação em conformidade com o Anexo 10 da ICAO, emitido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), vinculado ao DECEA. A IACIT foi contratada pela Força Aérea Brasileira para a implantação de 36 sistemas DME no Brasil nos próximos três anos.

Fonte: IACIT

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply