IDEX 2017: Atech leva tecnologia brasileira para os Emirados Árabes

Fonte: Atech//

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, será um dos destaques do Brasil na IDEX 2017, feira internacional da indústria de defesa que acontece de 19 a 23 de fevereiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A empresa vai apresentar toda sua experiência no domínio de tecnologias de sistemas de comando e controle voltados para as áreas militar e civil, além dos sistemas de combate e simuladores, desenvolvidos para atender às necessidades das Forças Armadas Brasileiras.

.: Leia também: Brasileira IACIT participa pela primeira vez da IDEX 2017
IDEX é uma das mais importantes feiras de defesa do Oriente Médio. (Foto: Divulgação)

IDEX é uma das mais importantes feiras de defesa do Oriente Médio. (Foto: Divulgação)

Reconhecida como a “System House” brasileira, a Atech sempre se pauta pela inovação com o objetivo de transformar o País. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, segurança cibernética, redes inteligentes (smart grid), sistemas de instrumentação e controle, logística e aplicativos para smartphones e dispositivos móveis (apps).

.: Leia também: Abimde leva 18 empresas brasileiras para feira de armas nos Emirados Árabes

Como empresa brasileira líder em sistemas complexos de missão crítica, provedora de soluções integradas em defesa, segurança, tráfego aéreo e aplicações civis, a Atech atua no ciclo de vida completo dos sistemas, percorrendo desde a concepção às instalações funcionais. A liderança em projetos como o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), o LABGENE (Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica) e o sistema de gerenciamento e defesa do espaço aéreo brasileiro marcam o reconhecimento da sua excelência no histórico de entregas.

Esse histórico permitiu também à Atech juntar-se ao seleto grupo de empresas brasileiras que exportam soluções de alta tecnologia. A competência na solução de gerenciamento do espaço aéreo, com soluções integrando mais de 150 sensores a sistemas de missão crítica e cobertura de 22 milhões de km² e 3 milhões de voos/ano, abriu as portas para sua participação nos projetos de desenvolvimento do Sistema Tático de Missão Naval dos helicópteros H225M para a Marinha do Brasil (H-XBR) e do Sistema de Suporte a Missão e Simuladores para aeronaves de combate brasileira F-X2.

SISTEMAS DE DEFESA

Sistema C2 e C4I – A Atech tem presença consolidada nos Sistemas de Comando e Controle, que oferecem domínio de todas as informações disponíveis sobre o ambiente monitorado, aumentando a consciência situacional e permitindo ao comando tomar as decisões mais assertivas e funcionais (planejamento, monitoramento). Tais sistemas possuem diferentes finalidades como comando, controle, comunicação, computação, inteligência, vigilância e reconhecimento. Neste segmento, a Atech vem atuando em conjunto com a Embraer e as demais empresas do grupo para oferecer soluções completas e integradas.

Sistemas Embarcados – O conhecimento da Atech e sua comprovada experiência no design, desenvolvimento e integração de sistemas críticos, colocam a empresa em uma posição destacada (única) como parceira estratégica das Forças Armadas do Brasil, atuando em diversos projetos de sistemas embarcados e executando atividades de: integração, desenvolvimento de sistemas de missão e suporte logístico. Nesse sentido, a Atech destaca-se por sua presença no desenvolvimento do Sistema Tático de Missão Naval dos oito helicópteros adquiridos para a Marinha do Brasil, dentro do Programa H-XBR; e no programa de Transferência de Tecnologia (offset) do Governo Brasileiro para o Programa P-3AM ORION, aeronave de Patrulha Marítima da Força Aérea Brasileira (FAB), atuando na modernização dos sistemas embarcados, na integração de novos sistemas à plataforma aérea e na capacitação de pessoal para manutenção dos sistemas das aeronaves. A Atech, mais recentemente, conduz, em parceria com a FAB e a SAAB, as atividades de transferência de tecnologia e desenvolvimento dos sistemas de suporte a missão, treinamento e simulação do programa F-X2.

SIMULADORES
A Atech também possui grande experiência no desenvolvimento de soluções de simulação para as Forças Armadas Brasileiras, com sistemas integrados para cenários militares simulados, compostos por diferentes módulos: alvos aéreos, terrestres e navais; detecção de sensores; comando e controle; voo; informações de guerra eletrônica; carros de combate; artilharia antiaérea; e periscópio. O Simulador de Operações Aéreas Militares (SOpM) apresenta-se como ótimo exemplo das capacidades da Atech, permitindo a geração de cenários para treinamento de Controladores de Defesa Aérea, contemplando funcionalidades como: simulação de interfaces externas; preparação, armazenamento e execução dos treinamentos; registro de dados para avaliação do aluno; execução simultânea de exercícios, entre outras.

CYBERSEGURANÇA
Questões relacionadas à cibernética são, atualmente, um dos principais focos de atenção de governos e empresas. A Atech domina as tecnologias para atuação efetiva nas questões de segurança cibernética, sendo capaz de dar suporte aos projetos dos setores público e privado, com soluções abrangentes e customizadas, com o objetivo de preservar ativos, reduzir perdas e agregar valor aos negócios. Para isso, a Atech desenvolveu o ATHENA, uma solução integrada de hadware e software, que opera como plataforma de segurança in-a-box. O produto viabiliza o acesso seguro de aplicações web por meio da internet ou de qualquer outra rede considerada de risco.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply