INDÚSTRIA: Santa Maria recebe Seminário Internacional de Defesa

Fonte: Seminde//

Em busca da ampliação e descentralização da Base Industrial de Defesa do Brasil, de acordo com a Estratégia Nacional de Defesa, lideranças civis e militares estão trabalhando de forma articulada para promover e incentivar o Setor de Defesa e Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, bem como atrair novos empreendimentos para o Estado. Assim, com o objetivo de reunir empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, acadêmicos, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento nos Setores de Defesa e Segurança Pública, surgiu o Seminário Internacional de Defesa – SEMINDE, no Município de Santa Maria, RS.

.: Leia também: FAB promove encontro internacional sobre financiamento a produtos de defesa

O III SEMINDE – Seminário Internacional de Defesa tem por objetivo reunir empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, acadêmicos, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento nos setores de defesa e segurança pública.

O evento será realizado no Hotel Business Beira Rio – Recanto Maestro (22 km do aeroporto de Santa Maria), RS, Brasil nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2017 e a expectativa de público é de 300 participantes, lideranças e autoridades ligadas aos setores de defesa e segurança pública.

Além de ampliar e aprofundar as temáticas em debate, em 2017 o III SEMINDE contará com duas novas atividades. O SEMINDE Acadêmico, que propõe a integração de um espaço acadêmico para o debate profícuo sobre as oportunidades e desafios estratégicos, econômicos e tecnológicos postos à indústria de defesa internacional e nacional e a Mostra Tecnológica onde serão expostos produtos direcionados às áreas de Defesa e Segurança Pública.

SANTA MARIA: POLO DE DEFESA E SEGURANÇA
 Situada no Centro do Estado do Rio Grande do Sul, Santa Maria possui uma forte vocação militar, com o maior efetivo de combate do país e recursos humanos altamente qualificados. A partir da Estratégia Nacional de Defesa, vem aproveitando esta vocação em favor do desenvolvimento da região e do Estado.

Com cerca de 300 mil habitantes, o Município concentra uma Base da Força Aérea Brasileira (ALA4), com quatro unidades aéreas, dentre elas o único esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) do Brasil; o Quartel General da 3ª Divisão do Exército, que dispõe do maior poder de combate do Exército Brasileiro; e a maior frota de viaturas blindadas de combate do país, sendo reconhecido como a Capital Nacional dos Blindados.

Santa Maria ainda abriga 20 organizações militares do Exército Brasileiro, uma Universidade Federal (UFSM) e seis Instituições de Ensino Superior Privadas, um Centro de Pesquisas Espaciais (CRS/INPE), três Incubadoras Tecnológicas, um Parque Tecnológico e três Arranjos Produtivos Locais (APLs de Defesa e Segurança; Metal Mecânico; e Tecnologia da Informação e Comunicação).

 APL POLO DE DEFESA E SEGURANÇA
Com a missão de articular lideranças civis e militares para atuarem em parceria nos setores de defesa e segurança pública, em fevereiro de 2014 foi instituído formalmente o Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, posteriormente reconhecido (em agosto de 2015) como um APL – Arranjo Produtivo Local pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério do Desenvolvimento.

O APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria reúne representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, de Instituições de Ensino e Pesquisa, do Poder Público, de Entidades Estratégicas e de Empresas do Setor com o objetivo de: Disseminar, junto à sociedade, a importância dos setores de defesa e segurança pública como vetores de competitividade regional; Articular o acesso a mercados para as empresas do APL; Ampliar o número de empresas de Santa Maria que atuam nos setores de defesa e segurança pública; Ampliar o número de Projetos das Instituições de Ensino Superior de Santa Maria nos setores de defesa e segurança pública; Estimular Políticas Públicas voltadas aos setores de defesa e segurança pública; Consolidar o Santa Maria Tecnoparque como provedor de soluções para os setores de defesa e segurança pública; e Realizar ações para a capacitação e qualificação para governança do APL.

Neste sentido, foi realizado em Santa Maria, em novembro de 2014 (1ª edição) e em setembro de 2015 (2ª edição), o SEMINDE – Seminário Internacional de Defesa, que além de abordar assuntos próprios da área de segurança e defesa, como: Estratégia Nacional de Defesa, projetos estratégicos das forças armadas, tríplice hélice, cases da Base Industrial de Defesa (BID), dentre outros, se mostrou um espaço de discussão, compartilhamento de experiências e, principalmente, de integração entre as forças armadas, empresas e universidades.

Nas duas edições, participaram representantes da Alemanha, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Suécia, Suíça, Ucrânia e Uruguai e o SEBRAE/RS coordenou Rodadas de Negócios, que colocaram Micro e Pequenas Empresas em contato com órgãos de aquisições das forças armadas e grandes empresas. A Rodada já contou com a participação de mais de 100 empresas e contribuiu para a ampliação do número de fornecedores locais e da região nas aquisições de organizações militares.

 III SEMINDE – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA
O III SEMINDE é uma promoção do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, realizado pela ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria com o apoio: do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do COMDEFESA/FIERGS, da Universidade Federal de Santa Maria, do Centro Universitário Franciscano, do Santa Maria Tecnoparque, do Comando Militar do Sul, do Comando do 5º Distrito Naval, da 3ª Divisão de Exército, da ALA4 – Base Aérea de Santa Maria e representação das empresas do APL, instituições estas que fazem parte da Governança do APL e indicaram representantes para compor a Comissão Organizadora do evento. Também conta com o apoio institucional do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e da ABIMDE.

Para saber mais e participar do evento, acesse a página seminde.com.

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply