INTERNACIONAL> ‘Caças russos se aproximam perigosamente de aviões dos EUA na Síria’, diz piloto

Fonte: Sputnik//

Pilotos de caça americanos acusam russos de se “aproximarem perigosamente” dos seus aviões no espaço aéreo sírio. A informação foi divulgada pelo jornal americano Wall Street Journal (Clique aqui e leia a notícia). Segundo a publicação, os pilotos da USAF preferem “ceder o caminho” para evitar colisões. O jornal afirma que, apesar do memorando sobre a segurança dos voos na Síria assinado no outono de 2015, este tipo de incidentes continua acontecendo.

.: Leia também: INTERNACIONAL> China triplica frota de porta-aviões

Segundo comunica o Wall Street Journal, os pilotos norte-americanos culpam os russos de não saberem as regras quanto à distância segura entre aeronaves ou falta de capacidade ou vontade de as respeitar.  “É muito raro eles responderem. Muito raro eles se desviarem. Nós deixamos passar. Não sabemos se eles nos veem e não queremos que eles colidam conosco”, afirmou o major-general Charles Corcoran.

A edição frisa: a chefia da Força Aérea dos EUA receia que tais acidentes possam provocar uma nova escalada de tensão entre Moscou e Washington. “Quando um avião cai, a julgar pela estatística, o mais provável é que o acidente aconteça por alguma falha no mecanismo do que por ser abatido por alguém. Mas, em uma atmosfera de incerteza e de falta de coordenação, em tempo de guerra, as pessoas costumam pensar que o avião caiu por causa das ações da parte adversária”, acha o coronel da Força Aérea dos EUA, Daniel Manning.

Mais cedo, o tenente-general da Força Aérea dos EUA, Jeff Harrigan, comunicou que um avião russo e um norte-americano se aproximaram a distância perigosa no espaço aéreo sírio em 17 de outubro. Segundo disse o representante do Pentágono, ambos os pilotos estavam efetuando voos com luzes desligadas e passaram à distância de uns 800 metros um do outro. Em resposta, o Ministério da Defesa russo expressou seu espanto pelas novas tentativas de Washington de atribuir a responsabilidade pela aproximação do avião norte-americano do caça russo, Su-35, à Força Aeroespacial russa.

 

VEJA TAMBÉM EM

53245_6

Leave A Reply